Projeto de pesquisa pretende combater um fungo que afeta as uvas
CGP/DICYT O Instituto da Vinha e do Vinho da Universidade de León subscreveu um convênio de colaboração com a empresa agrícola Viveiros Villanueva para empreender um projeto de pesquisa sobre a crescente mortalidade de cepas por fungos da madeira, que será financiado pelo Governo de Navarra com mais de 500.000 euros, dos quais 300.000 se destinarão à Universidade de León. Na assinatura do acordo estiveram presentes Enrique Garzón, diretor do Instituto de pesquisa, e Carlos Lucea Villanuea, coordenador do projeto em Viveiros Villanueva.
Viveiros Villanueva começou no fim do ano passado um projeto dedicado a combater um dos grandes problemas do setor vinícola no mundo: os fungos da madeira. Através deste contrato de pesquisa entre o Instituto de León e esta empresa, dedicada à produção e comercialização de videiras na Espanha, pretende-se reduzir a infecção dos fundos patógenos na videira, desenhar estratégias para alcançar a máxima sanidade vegetal em seus processos produtivos e estudar a relação entre os fungos e sua sobrevivência no solo, com relação à fertilidade.
O projeto, intitulado Isolamento e caracterização de agentes de biocontrole específicos para combater a infecção de plantas de videiras em viveiros por fungo fitopatogênico Cylindrocarpon sp, desenho de estratégias de controle de fungos da madeira em pontos críticos do processo e influência da fertilidade do solo na sobrevivência de fungos patogênicos, será realizado durante os próximos três anos nas instalações e campos que a empresa Viveiros Villanueva tem em Larraga, bem como nos laboratório do Instituto do Vinho.
Os trabalhos serão orientados cientificamente pelos professores Enrique Grazón e Juan José Rubio Coque. O projeto se insere na estratégia geral da empresa de melhoria do processo produtivo e da qualidade final do produto oferecida a adegas e viticultores e pretende dar garantia a Viveiros Villanueva no setor nacional de viveiros de vinícola.
Finalmente, segundo informações da Universidade de León a DiCYT, Viveiros Villanueva aposta pela P&D a fim de encontrar soluções a um grave problema que afeta o setor vinícola, convencida de que a aposta na P&D representará uma melhora na competitividade internacional da empresa.