Tecnología España , Valladolid, Viernes, 01 de junio de 2012 a las 14:52

Projeto europeu aplica técnicas inovadoras e não intrusivas à análise energética de edifícios patrimoniais

Iniciativa, coordenada pela Cartif, inclui o estudo energético da Catedral de Ciudad Rodrigo (Salamanca) e do Palácio Episcopal de Pinhel (Portugal)

Cristina G. Pedraz/DICYT Quando se planeja uma intervenção em um edifício histórico, o projeto inclui normalmente os trabalhos a serem realizados do ponto de vista da reabilitação arquitetônica, como as estruturas que precisam de reparação, ou os elementos que devem ser restaurados. Somente os edifícios de planta nova integram medidas de eficiência energética, o que se pretende transferir à Reabilitação Energética de Edifício Patrimoniais, um projeto de cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal (POTECP) coordenado pelo centro tecnológico Cartif de Valladolid. 

 

De acordo com Pedro Martín Lerones, pesquisador da Divisão Robótica e Visão Artificial da Cartif, trata-se de que estas intervenções nos monumentos considerem medidas de eficiência energética. “Por exemplo, se precisamos realizar alguma modificação em uma coluna que tem luminárias com lâmpadas convencionais, poder instalar lâmpadas de baixo consumo. Nos edifícios de interesse culturas que têm um uso, como os incluídos neste projeto, essa economia por eficiência energética pode ser investida na reabilitação do próprio edifício”, detalha o pesquisador.

 

O projeto pretende assim estabelecer uma metodologia de reabilitação energética utilizando um conjunto de técnicas inovadoras e não intrusivas para a análise energética, o que não havia sido feito até agora, a fim de melhorar a eficiência e reduzir os consumos. Do mesmo modo, trata-se de sentar as bases para uma futura certificação energética dos edifícios patrimoniais.

 

A metodologia do projeto Renerpath será colocada em prática na Catedral de Ciudad Rodrigo (Salamanca) e no Palácio Episcopal de Pinhel (Portugal). No primeiro edifício, afirma Martín Lerones, foram realizados até agora os desenvolvimentos mais importantes. “Analisou-se onde são geradas as perdas e ganhos de energia no edifício com todas as tecnologias disponíveis, termografia, digitalização 3D, estudos de eficiência energética a nível de engenharia, etc, o que se costuma fazer em edifícios de interesse patrimonial, e na qual está uma das principais novidades do projeto”, destaca. Até agora, estas técnicas eram utilizadas de forma isolada e, através do projeto, os pesquisadores uniram todas para utilizá-las na Catedral.

 

Outro aspecto inovador está em que, através da digitalização 3D do edifício, foi possível detectar umidades, “o que não tinha sido feito até o momento”, e que foi apresentado na forma de comunicação na última edição da bienal de inovação em patrimônio AR&PA, indica o pesquisador.

 

Guia metodológica

 

Em relação às ações que ainda precisam ser realizadas dentro do projeto, que será concluído no mês de setembro após dois anos de trabalho, Martín Lerones afirma que serão aplicadas as técnicas utilizadas na Catedral de Ciudad Rodrigo no Palácio Episcopal de Pinhel, que atualmente funciona como hospedaria. Como resultado final do projeto, será elaborada uma guia metodológica de acesso livre, “um documento público para que todos que queiram aplicar medidas de eficiência energética em um edifício patrimonial possam utilizá-lo como espécie de roteiro”, afirma.

 

Além da Cartif, no Renerpath participam o Ente Regional da Energia (EREN) de Castela e Leão, a Fundação Ciudad Rodrigo como responsável pelo patrimônio local, a Associação de Centros Tecnológicos de Portugal (Recet) e o Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro (CTCV) deste país. O projeto conta com um orçamento de 452.674 euros financiados em 75% com fundos europeus através do Programa POTECP.