Technology Spain , Salamanca, Tuesday, July 10 of 2012, 15:43

Sistema permite realizar exercícios de reabilitação em casa

Tecnologia Kinect de Microsoft é a base do assistente de reabilitação para pessoas com lesões ou deficiências físicas da Universidade Pontifícia de Salamanca

PAD/DICYT O Clube Universitário de Inovação da Universidade Pontifícia de Salamanca desenvolveu um sistema de assistência à reabilitação de pessoas com lesões ou deficiências físicas. Nas palavras de seus autores, os alunos Antonio Martín González e Rodrigo Olmo Rodríguez, “o projeto MAR consiste em um assistente de reabilitação que permite a um paciente realizar exercícios de forma autônoma sem necessidade de supervisão de um profissional médico”. Baseado na tecnologia Kinect, desenvolvida pela Microsoft, nasce com o objetivo de ajudar pessoas com lesões ou deficiências físicas moderadas a realizar os exercícios prescritos pelo médico em qualquer lugar, horário e sem necessidade da presença de um profissional.

 

O sistema, desenvolvido para o sistema operativo Windows 7 da Microsoft possui duas funções principais. Em primeiro lugar, o desenho e edição de exercícios por um médico especialista em reabilitação, que pode personalizar totalmente os exercícios indicando os ossos envolvidos e os movimentos que devem ser realizados. Foi criado para que o desenho e programação dos exercícios sejam muito simples. Em segundo lugar, o paciente pode executar os exercícios diante do projetor e da tela, e o sistema detectará e corrigirá seus movimentos até que a execução seja a adequada, sem necessidade de que o paciente tenha contato físico com um controlador tradicional, utilizando para tanto um sistema de detecção de movimentos baseado em rotações tridimensionais absolutas dos ossos do usuário, e não em seu tamanho, posição e comprimento, como até o momento. Isto lhe dá mais precisão para identificar e corrigir os movimentos.

 

Ainda que o sistema esteja projetado para que o paciente seja autônomo, é necessária a presença de médicos tanto para desenhar os exercícios, quanto para supervisionar as primeiras sessões, já que alguns pacientes pouco familiarizados com a tecnologia podem ter problemas com os sistemas e precisam de uma formação inicial.

 

“A idéia é que, por fim, o paciente possa realizar os exercícios de forma completamente autônoma”, declararam os criadores a DiCYT. Para favorecer a autonomia, desenhou-se o MAR, com um funcionamento intuitivo e simples, que torna possível o uso do aplicativo por pessoas sem conhecimentos informáticos. O acompanhamento dos exercícios é feito através de uma interface de realidade aumentada muito atrativa, que estimula o ânimo do paciente e o ajuda a compreender a aperfeiçoar os movimentos.

 

Vantagens do sistema

 

As principais vantagens deste sistema, desenvolvido pelos estudantes com o apoio de Alberto Pedrero Esteban, orientador do projeto e decano da Faculdade de Informática, são a adaptabilidade à vida e horários do paciente e a economia em traslados ao centro sanitário. Ademais, existe a possibilidade de uma comunicação direta com o médico através do aplicativo, de modo que o profissional sanitário pode supervisionar os exercícios do paciente e enviar-lhe novos exercícios sem que este tenha que ir até o centro médico.

 

O desenvolvimento desta iniciativa surgiu da busca de aplicações úteis da tecnologia Kinect por parte dos alunos e do professor. As principais dificuldades encontradas pelos estudantes são aprender e entender o funcionamento da tecnologia Kinect, muito inovadora e, portanto, pouco conhecida. O trabalho posterior, uma vez interiorizadas as bases técnicas, foi muito mais rápido.

 

Ainda que atualmente não existam empresas ou centros de reabilitação interessados no aplicativo, esperam que este seja divulgado e possa ser distribuído no futuro, já que o consideram de grande utilidade. Atualmente o aplicativo é completamente funcional, mas os autores acreditam que sempre existe margem de melhora e indicam que uma vez que comece a ser utilizado de forma rotineira, será possível detectar e corrigir as possíveis carências do sistema.