Tecnología Brasil , Bahia, Mi茅rcoles, 22 de julio de 2009 a las 12:00

UCSal implanta Incubadora Tecnol贸gica de Cooperativas Populares

A Incubadora Tecnol贸gica de Cooperativas Populares da UCSal (ITCP/UCSal) foi implantada no primeiro semestre de 2009

UCSal/DICYT A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UCSal (ITCP/UCSal) foi implantada no primeiro semestre de 2009, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), e contando também com a parceria da CAPINA (Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa). Sua aprovação esteve entre os mais bem avaliados pelo PRONINC (Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares) que é coordenado pela SENAES/MTE (Secretaria Nacional de Economia Solitária do Ministério do Trabalho e Emprego).

 

A ITCP/UCSal atua na construção, no aperfeiçoamento e apoio à implementação de estratégias de formação adequadas à sustentabilidade dos empreendimentos da economia popular solidária, e tem como objetivo: ampliar o alcance das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa e Extensão da Economia dos Setores Populares, vinculado à SEAC (Superintendência de Extensão e Ação Comunitária) e ao NET ( Núcleo de Estudos do Trabalho). Este programa oferece, desde 1998, assessoria técnica às organizações econômicas populares e realiza cursos de extensão, produção de material didático, pesquisas, seminários e publicações. São atividades que buscam contribuir para o desenvolvimento de formas de trabalho economicamente viáveis e socialmente justas, como um dos caminhos para a afirmação da cidadania e superação das desigualdades sociais.

 

Atualmente a Incubadora está assessorando três empreendimentos, formados por mulheres de baixa renda, dois relacionados à produção de alimentos e um à costura. Há mais três em fase de avaliação e a expectativa da equipe é de apoiar até dez grupos. Além das atividades de assessoria aos empreendimentos, ela interage com entidades e fóruns voltados à Economia Solidária, compartilhando aportes às tecnologias de formação.

 

A ITCP/UCSal é composta por um coordenador (Professor Gabriel Kraychete), uma técnica da Superintendência de Extensão e Ação Comunitária (Patrícia Carvalho), três técnicos e sete estagiários dos cursos de Serviço Social, Direito, Comunicação Social e Economia. Está situada no Campus da Federação, sala RTC/ITCP, e-mail de contato: itcpucsal@ucsal.br