Social Sciences Spain , Salamanca, Friday, November 12 of 2010, 12:52

MoviLab e 'Sua Casa Biotech' poderão ser visitados a partir de amanhã na Empírika 2010

A 'Plaza de los Bandos' de Salamanca acolherá o caminhão-laboratório do CSIC e o Edifício Histórico da Universidade de Salamanca a amostra de Asebio

JPA/DICYT Duas importantes instalações da Empírika 2010, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Informação, terão início amanhã, 10 de novembro, um dia antes da inauguração oficial do evento. Concretamente, o MoviLab, o laboratório móvel do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), poderá ser visitado na Plaza de los Bandos; enquanto “Sua Casa Biotech”, uma exposição interativa da Associação Espanhola de Bioempresas (Asebio) estará aberta na Sala de la Columna do Edifício Histórico da Universidade de Salamanca.

 

O MoviLab é um laboratório instalado dentro de um caminhão em que se realizam oficinas científicas destinadas ao público em geral de todas as idades, ainda que com especial atenção a escolares de quase todos os níveis formativos e a coletivos interessados na Ciência. Este projeto do Fecyt e do CSIC passará por Salamanca durante a celebração da Feira Empírika, especificamente de 10 a 13 de novembro. Estacionado na Plaza de los Bandos, este laboratório móvel pretende mostrar conhecimento de Física, Química e Biologia, e algumas de suas aplicações cotidianas. Uma simples vista ao microscópio é capaz de surpreender e revelar um mundo fascinante. Colégios, institutos, associações culturais, etc. podem inscrever-se em organizacion@empirika.org para realizar alguma destas oficinas de aproximadamente 45 minutos de duração, com horário de 10:00h a 14:00h e de 16:00h a 20:00h.

 

Com a mesmo horário, “Sua Casa Biotech” é uma iniciativa da Associação Espanhola de Bioempresas (Asebio) que do dia 10 a 21 de novembro ocupará a Sala de la Columna do Edifício Histórico da Universidade de Salamanca. Trata-se de um projeto desenvolvido com o apoio da Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia (Fecyt) e da companhia farmacêutica Merck, com o objetivo de fazer com que o visitante descubra que a biotecnologia está presente na vida de todos, por intermédio de um ambiente doméstico próximo ao cidadão no qual serão apresentadas diferentes contribuições “invisíveis” e outros produtos e processos biotecnológicos visíveis, que fazem parte do dia a dia. Esta exposição não se trata apenas de ver, mas também de descobrir e experimentar. O visitante desta particular casa estará envolvido na descoberta da biotecnologia em lugares cotidianos e saberá quais benefícios lhe aporta em temas tão importantes como a alimentação, saúde ou meio ambiente. Ademais, também serão realizadas oficinas e um bate-papo sobre o fundo marítimo como fonte de medicamentos.