Investiga-se as fontes de contaminação microbianas incomuns de alimentos apreendidos em fronteiras
Cristina G. Pedraz/DICYT Pesquisadores do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Universidade de Burgos participam de um projeto do VII Programa Marco da União Européia denominado Promise-NET orientado à pesquisa das fontes de contaminação microbiana incomuns de alimentos apreendidos nas fronteiras européias (aeroportos, portos, etc). A iniciativa durará três anos, de 2012 a 2014, e tem um orçamento global de três milhões de euros, dos quais 157.000 irão para os cientistas da Universidade de Burgos, única sócia espanhola do projeto.
Como explica a DiCYT Jordi Rovira, pesquisador do Departamento de Tecnologia dos Alimentos, o objetivo final é analisar fontes de contaminação por patógenos pouco comuns nos alimentos. Para tanto, está avaliando, por um lado, “alimentos que chegam à União Européia a partir de outros países e são apreendidos nas fronteiras” e, por outro, um patógeno concreto, a Listeria, “nas plantas de processamento de alimentos lácteos e de outros tipos”.
Especificamente, o trabalho realizado pela Universidade de Burgos radica em estudar estes dois aspectos, “analisando alimentos confiscados no aeroporto de Bilbao e também produtos de empresas de distintos setores alimentícios da Comunidade de Castela e Leão”. O objetivo, neste caso, é coletar amostras e estudá-las para detectar patógenos alimentícios e se as cepas das quais provém são resistentes a antibióticos ou não, dentre outros aspectos.
Por outro lado, destaca o pesquisador, o projeto tem a peculiaridade de englobar a seis países membros tradicionais da União Européia, outros seis de recente incorporação e outros dois candidatos que prevêem integrar-se em um futuro próximo. “Trata-se de fazer com que os países mais consolidados da União Européia sejam capazes de transferir aos que foram e se pretendem incorporar a filosofia de controle alimentar da UE”, esclarece.
Assim, o projeto Promise-NET tem dentre suas finalidades avaliar as ameaças comuns de segurança alimentar e proteger os consumidores europeus. O trabalho realizado foca-se nos riscos microbiológicos e sua mitigação, já que os controles fronteiriços (aeroportos, postos de controle das fronteiras, etc.) parecem ser barreiras ineficazes para prevenir a importação dos alimentos, que podem conter patógenos, dentro das cadeias de alimentos.
Reunião em Burgos
Quarenta pesquisadores do Projeto Promise-NET, coordenado pelo professor austríaco Martin Wagner, serão reunidos nos dias 19, 20 e 21 na Universidade de Burgos. A reunião começará segunda-feira, às 15:30h, na Sala 21 da Faculdade de Ciências. Os pesquisadores que se reunirão em Burgos procedem da Croácia, Romênia, Turquia, Hungria, Eslováquia, República Checa, Austria, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Grécia e Espanha.