Technology Spain , Palencia, Monday, December 03 of 2012, 11:24

Itagra conclui um projeto nacional para a transferência de conhecimento sobre o setor vitivinícola

No total, 11 empresas, centros de Formação Profissional e outras entidades de todo o território nacional participaram da iniciativa, coordenada pelo Itagra

CGP/DICYT O centro tecnológico Itagra, de Palencia, concluiu um projeto nacional focado na transferência de novas tecnologias para a sustentabilidade do setor vitivinícola. Tecnovit, como se denomina a iniciativa, foi subvencionada pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte, e co-financiada pelo Fundo Social Europeu. Dela participaram um total de 11 empresas, centros de Formação Profissional e outras entidades de todo o território nacional, coordenadas pelo centro de Palencia.

 

Os objetivos do projeto centraram-se em transferir ferramentas de base biotecnológica e novas tecnologias para apoiar os setores envolvidos na obtenção de um vinhedo ambiental sustentável, para preservar a biodiversidade e promover o manejo sustentável do meio ambiente agrário e industrial.

 

O projeto foca-se no intercâmbio de experiências inovadoras em PD&I adequadas às competências profissionais que o mercado de trabalho atual demanda, ligando a formação oferecida a necessidades da empresa, com o fim de alcançar um sistema de formação profissional orientada ao emprego.

 

Através de suas atividades, configuradas a partir de blocos temáticos (biotecnologia e novas tecnologias aplicadas ao setor vitivinícola), os centros de formação profissional foram dotados das ferramentas para adaptar a oferta formativa às tendências do mercado.

 

A participação dos alunos foi realizada através do acompanhamento das ações formativas desenvolvidas nos blocos temáticos, bem como na implicação na Semana de Transferência Tecnológica, realizada em abril. Neste sentido, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação e aproveitamento do projeto. As visitas à página web do projeto e perfis em redes sociais são parte das ferramentas para alcançar este objetivo.

 

Conforme explicou a DiCYT a pesquisadora do Itagra Berta Gil Pérez, tratou-se de materializar “a transferência de conhecimentos inovadores no campo da viticultura e da enologia”. Com relação ao papel do Itagra no projeto, o centro trabalhou na oferta de aulas teóricas online e presenciais, bem como na organização da Semana da Transferência, na qual se desenvolvem diferentes atividades “eminentemente práticas”, como a visita e a experimentação em distintos laboratórios da Universidade de Valladolid, ou a visita “a algumas empresas do setor vitivinícola relacionadas diretamente com o projeto”.

 

O consórcio que desenvolveu o projeto está formado, além do Itagra, pelo Instituto de Ensino Secundário (IES) Aljanadic (ubicado en Posadas, Córdoba), o IES Virgen de la Cabeza (Marmolejo, Jaén), a Escola de Viticultura e Enologia Félix Jiménez (Requena, Valencia), a Escola de la Vid y de las Industrias Lácteas (Madrid), o Centro de Formação Agrária de La Santa Espina (La Santa Espina, Valladolid), a Escola de Enologia San Gabriel (Aranda de Duero, Burgos), RedLab Spain (Aranda de Duero, Burgos), Excell Ibérica (Logroño), o Instituto de Formação Integral (Madrid) e a RedBottle International (Aranda de Duero, Burgos).