“É muito difícil encontrar um aplicativo tecnológico que não utilize campos eletromagnéticos”
CGP/DICYT Antonio Hernando Grande, diretor do Instituto de Magnetismo Aplicado da Universidade Complutense de Madri, participa no dia 21 de março do Ciclo de conferências de divulgação científica de Zamora, que será realizado a partir das 19 horas no centro cultural ‘La Alhóndiga’. O ciclo está organizado pelo Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas (Ciemat), pela Universidade de Salamanca e pela Real Sociedade Espanhola de Física (RSEF), com a colaboração da prefeitura de Zamora. Hernando falará nesta palestra sobre a aplicação do magnetismo aos distintos campos do desenvolvimento tecnológico e especialmente na biomedicina.
Conforme explicou à DiCYT, “existem quatro interações fundamentais na natureza, a interação gravitacional, a nuclear forte, a nuclear fraca e a eletromagnética que, conforme esclarece, “é a força exercida pelas cargas elétricas”. “Estas forças elétricas criam o enlace químico ou as células, bem como a rádio ou o telefone celular. É muito difícil encontrar um aplicativo tecnológico que não use os campos eletromagnéticos”, enfatiza.
Durante a conferência, Hernando abordará a história dos estudos sobre eletromagnetismo, a partir da pesquisa básica na física até chegar a como durante esse desenvolvimento “sempre estiveram presentes os aplicativos dessas descobertas na tecnologia”. “Todas as relações existentes em matéria biológica e física são forças eletromagnéticas, e conforme se foi conhecendo e controlando seu funcionamento, fez-se possível realizar desenvolvimentos tecnológicos”, agrega.
Dentre estes aplicativos tecnológicos estão os desenvolvidos pelo Instituto de Magnetismo Aplicado da Universidade Complutense de Madri, como os métodos de hipertermia. Conforme explica o pesquisador, “trata-se de matar células tumorais pelo aquecimento de campos eletromagnéticos, um método promissor no qual trabalham muitos laboratórios do mundo”. Estes métodos de hipertermia consistem em introduzir nanoparticulas nas células e eliminar as células tumorais através da ação de campos eletromagnéticos externos.
Antonio Hernando é catedrático da Universidade Complutense de Madri, membro de inúmeros organismos e instituições científicas e autor de mais de 400 trabalhos de pesquisa publicados nas mais prestigiadas revistas científicas. Possui também muitos prêmios e reconhecimentos, e suas pesquisas ensejaram vários desenvolvimentos tecnológicos aplicados por algumas das mais importantes empresas de engenharia.
Ciclo de divulgação científica
O Ciclo de conferência sobre divulgação científica foi incentivado pela pesquisadora do Ciemat e presidente da Real Sociedade Espanhola de Física (RSEF), María del Rosario Heras, que é de Zamora; bem como pelo diretor da Oficina Verde da USAL, José Sánchez, com o propósito de aproximar do público de Zamora os temas científicos mais atuais e de um modo compreensível, além de contribuir com a sensibilização dos cidadãos na conservação e proteção do meio.
As conferências estão concebidas para o público em geral e se desenvolvem na terceira quinta-feira do mês no salão de atos do centro cultural ‘La Alhóndiga’, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.