Nutrition Spain Madrid, Madrid, Thursday, April 25 of 2013, 17:34

Unidade de Biocombustíveis do CIEMAT participa do projeto BABETHANOL

Projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um processo inovador e sustentável de produção de bioetanol de 2ª geração a partir da biomassa lignocelulósica

CIEMAT/DICYT A Unidade de Biocombustíveis do CIEMAT (Centro e Investigações Energética, Ambientais e Tecnológicas) é um dos laboratórios participantes do projeto de pesquisa “New feedstock and innovative transformation process for a more sustainable development and production of lignocellulosic ethanol” (Novas matérias primas e um processo de transformação inovador para o desenvolvimento e produção de etanol lignocelulósico mais sustentáveis), BABETHANOL, financiado pelo Sétimo Programa Marco da União Européia.

 

Os biocombustíveis, dentre eles o bioetanol, constituem uma fonte de energia renovável e representam uma alternativa às fontes de energia fóssil utilizadas no setor de transportes. A produção de bioetanol de segunda tem como base matérias primas que não competem com o setor alimentício, como a biomassa lignocelulósica procedente de resíduos agrícolas e florestais. Um dos maiores objetivos deste setor é o de desenvolver processos de produção sustentáveis tanto do ponto de vista ambiental, quanto do econômico.

 

O projeto BABETHANOL é um projeto de pesquisa de cooperação entre a Europa e a América Latina, do qual participam treze instituições de onze países diferentes, dentre elas a Unidade de Biocombustíveis do Departamento de Energias Renováveis do CIEMAT. O objetivo deste projeto é desenvolver um processo inovador de produção de bioetanol, baseado na aplicação de um processo denominado CES (Combined Extrusion-Saccharification, Extrusão e Sacarificação Combinadas), utilizando uma ampla variedade de materiais lignocelulósicos, selecionados especificamente a partir de sua disponibilidade local e seu potencial para a produção de bioetanol. Este novo processo CES se baseia em uma transformação mecânica, térmica, química e biológica integrada da biomassa, que é realizada por um equipamento de extrusão em condições de operação moderadas, que considera a sustentabilidade em todas as etapas do processo. Logo, o material é submetido a um processo de hidrólise e sacarificação combinadas, que resulta na produção de etanol.

 

A Unidade de Biocombustíveis do CIEMAT tem uma grande experiência em pesquisa e desenvolvimento de processos para a produção de outros produtos de grande valor agregado procedentes da biomassa. Parte deste know-how foi utilizado nas atividades que a Unidade de Biocombustíveis realiza no projeto BABETHANOL, focadas na aplicação do novo processo à biomassa de palha de cevada, substrato identificado como de grande interesse no contexto europeu. As atividades de pesquisa sobre o processo CES com palha de cevada são realizadas na planta de extrusão e laboratórios de pesquisa que o CIEMAT possui em suas instalações em Madri, e têm como principal objetivo obter dados para o processamento em escala industrial.