Alimentación España , Salamanca, Lunes, 10 de junio de 2013 a las 15:14

Barreira química evita o acesso dos animais às estradas

A empresa Natur Futura, de Salamanca, em colaboração com Alvac, de Segovia, desenvolve um composto experimental de substâncias biodegradáveis que está sendo testado em Barcelona

JPA/DICYT As empresas Natur Futura, de Salamanca, e Alvac, de Segovia, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa que protege a fauna e melhora a segurança das estradas. A chave está em um composto experimental capaz de evitar o acesso dos animais à via, uma barreira química composta por substâncias biodegradáveis que já está sendo aplicada na província de Barcelona.

 

Este projeto de P&D para o controle da fauna consiste na aplicação do composto experimental, desenvolvido pela Natur Futura, nas margens da estrada B-24, uma via rápida da província de Barcelona administrada pela Alvac. Nesta estrada ocorrem muitos problemas pelo acesso de animais, especificamente, de javalis.

 

Após uma primeira coleta de dados para detectar os lugares pelos quais os animais tem acesso à estrada, os especialistas começaram a impedir os javalis de acessar a estrada B-24 através da aplicação de uma barreira química baseada em substâncias totalmente respeitosas ao meio ambiente, conforme a informação da Natur Futura coletada pela DiCYT.

 

O javali é a espécie silvestre que mais acidentes causa na Espanha, seguido do cervo. Ademais, milhares de vertebrados morrem atropelados todos os anos nas estradas espanholas, sendo esta a principal causa de mortalidade em muitas delas. A isto se agrega que, segundo dados da Direção Geral de Tráfico (DGT), em 2011 ocorreram 17.000 acidentes nas estradas espanholas pela invasão de animais, com um balanço de 10 mortos, 84 feridos graves e mais de 650 leves. Assim, os pesquisadores consideram que este projeto pode ser muito interessante de diversos pontos de vista, mas principalmente porque pode salvar vidas humanas.

 

Algumas das razões que provocam a invasão da fauna nas estradas é a fragmentação dos hábitats naturais dos animais, o crescimento das populações de determinadas espécies pela diminuição de seus predadores naturais e a abundância de vegetação nas margens das estradas, o que lhes proporciona refúgio.

 

Duas empresas que fazem PD&I

 

Natur Futura, com sede em Carbajosa de la Sagrada, é uma empresa dedicada à engenharia ambiental, congratulada por sua Inovação e Desenvolvimento nos Prêmios Carbajosa Empresarial 2012, que dedica grande parte de seus esforços à proteção do meio ambiente, desenvolvendo para tanto projetos de pesquisa que lhe permitem ser uma empresa de ponta no setor.

 

Alvac, por sua parte, foca sua atividade na execução, reparação e conservação de obras públicas, e dispõe de um ativo departamento de PD&I estruturado na melhoria da segurança de usuários e operários, na redução do impacto ambiental de suas operações e na mitigação dos efeitos da meteorologia adversa na temporada invernal. Após estas primeiras ações conjuntas, prevê-se que ambas empresas poderão continuar trabalhando juntas neste projeto de P&D para encontrar a melhor solução para este grave problema.