Sade Brasil  BRASIL 22/10/2020
#CovidNewsDiCYT

Estudo comprova que novo coronavírus afeta o cérebro e detalha seus efeitos nas células nervosas

Exames de ressonância magnética feitos na Unicamp em 81 pacientes com sintomas neuropsiquiátricos pós-COVID revelam alterações na estrutura do córtex cerebral

Estudo brasileiro divulgado ontem (13/10) na plataforma medRxiv comprova que o vírus SARS-CoV-2 é capaz de infectar células do tecido cerebral, tendo como principal alvo os astrócitos. Os resultados revelam ainda que mesmo os indivíduos que tiveram a forma leve da COVID-19 podem apresentar alterações significativas na estrutura do córtex – região do cérebro mais rica em neurônios e responsável por funções complexas como memória, atenção, consciência e linguagem.

1.742 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 15/10/2020

Novos truques para velhos antibióticos

Equipa de investigadores descobriu que um grupo de antibióticos confere proteção contra a sépsis, para além do controlo direto da infeção

O estudo, liderado por Luís Ferreira Moita, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência, publicado na revista Immunity, revela que as tetraciclinas (antibióticos de largo espetro), ao inibirem parcialmente a atividade das mitocôndrias das células, induzem uma resposta compensadora do organismo que diminui os danos causados nos tecidos durante uma infeção. Esta descoberta abre novas portas na área da tolerância às infeções e posiciona os antibióticos deste grupo como potenciais tratamentos adjuvantes na sépsis, devido aos seus efeitos que vão além da contenção da carga bacteriana.

468 palavras
Meio Ambiente Portugal  OPORTO 16/09/2020

Vocalista dos Metallica dá nome a serpente descoberta por investigadores da U.Porto

Nova espécie identificada na Guiné Equatorial batizada em homenagem a James Hetfield como forma de chamar a atenção para a importância do estudo e caracterização da biodiversidade

No guia das espécies animais há um novo protagonista com o visual e o nome de vocalista de heavy metal. A serpente venenosa Atheris hetfieldi foi identificada pela primeira vez na Guiné Equatorial por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Porto que, pelo seu aspeto peculiar, a batizou em homenagem ao vocalista dos Metallica, James Hetfield.

548 palavras
Meio Ambiente Brasil  SãO PAULO 03/09/2020

Un consorcio brasileño realiza la secuenciación genética completa de una abeja sin aguijón nativa

Se trata de la especie 'Frieseomelitta varia', una variedad dócil y de interés económico como polinizadora, cuyas obreras son estériles y que posee secuencias de genes existentes en otras abejas sociales

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.

1.027 palavras
Sade Brasil  BRASIL 03/08/2020
#CovidNewsDiCYT

Estudo sugere que tecido adiposo pode servir de reservatório para o novo coronavírus

Experimentos conduzidos na Unicamp mostram que o SARS-CoV-2 é capaz de infectar adipócitos humanos e que a carga viral é três vezes maior nas células envelhecidas

1.128 palavras
Sade Portugal  AVEIRO 03/07/2020

Olfato pode ter um papel relevante no Autismo

Publicado este mês na revista 'Neuroscience & Biobehavioral Reviews', o trabalho ressalva o potencial do olfato enquanto facilitador e porta de entrada privilegiada para informação socioemocional na população com PEA

623 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 24/06/2020

Hormona envolvida na obesidade é fator de risco para a sépsis

Cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriram que hormona estudada como possível tratamento para a obesidade constitui um fator de risco para a sépsis

Cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), liderados por Luís Moita, descobriram que uma hormona estudada como possível tratamento para a obesidade diminui a resistência contra infeções causadas por bactérias e constitui um fator de risco para a sépsis. O trabalho desenvolvido em colaboração com investigadores na França, Alemanha e Coreia do Sul foi publicado recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences USA.

444 palavras
Sade Portugal  LISBOA 16/04/2020

Pensar com a barriga

Identificado um novo eixo digestivo-cerebral

A comida exerce um enorme poder sobre nós, pois certos sabores e texturas conseguem determinar aquilo que fazemos. Basta pensar naquele prato condimentado que nos faz regressar àquele restaurante oriental que nem sequer fica assim tão perto, ou no irresistível, gelado cremoso do restaurante italiano da esquina.

1.238 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 19/02/2020

Método de imagiologia por ressonância magnética fornece visão sem precedente da rede de ligações cerebrais

Um novo estudo, realizado em colaboração por cientistas da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque, do Centro Champalimaud em Portugal e da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, descreve uma nova forma de medir os axónios

A rede de ligações internas do cérebro é composta por milhares de milhões de fibras nervosas chamadas axónios. A grossura dos axónios - entre outras propriedades - tem um impacto significativo sobre a forma como eles conduzem os sinais nervosos, e portanto sobre a velocidade global de processamento tanto dos neurónios como das áreas cerebrais interligados. Além disso, sabe-se que muitas doenças neurodegenerativas, tais como a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer, bem como o cancro, os traumatismos cerebrais e os acidentes vasculares cerebrais, apresentam lesões ao nível dos axónios.

732 palavras
2 Imagens
Sade Brasil  BRASIL 18/02/2020

Pesquisa brasileira descreve processos inflamatórios neurais em células humanas criadas em laboratório

A astrogliose, inflamação que ocorre no tecido cerebral, é comum a doenças como Alzheimer e mal de Parkinson

Os astrócitos são células neurais com papel fundamental em nosso sistema nervoso. A inflamação dessas células constitui um fenômeno chamado astrogliose, reação que, quando crônica ou ocasionada por fatores externos como lesões e infecções, está associada a doenças neurodegenerativas. Cientes deste processo fundamental para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida de pacientes, pesquisadores do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com outras instituições nacionais, publicaram um dos primeiros estudos a observar detalhadamente esse processo inflamatório em astrócitos humanos criados em laboratório.

574 palavras
Sade Portugal  LISBOA 11/02/2020

Ratinhos detectives dão pistas sobre como os humanos conseguem

O Centro Champalimaud, em Lisboa, identifica regiões-chave do cérebro envolvidas na capacidade de inferência

Há quem seja tão bom a "ler nas entrelinhas" que isso chega a ser irritante. Essas pessoas parecem saber, muito antes do que os outros, quem é o assassino num filme ou o sentido de um poema abstracto. Possuem uma grande capacidade de inferência, utilizando indícios indirectos para descobrir informação escondida.

1.355 palavras
Meio Ambiente Brasil  BRASIL 06/02/2020

Árvores tropicais são 'cápsulas vivas da história da humanidade

Novo estudo mostra o potencial de novos métodos para revelar influências humanas no crescimento de árvores tropicais ainda em pé

Em um novo artigo publicado na revista Trends in Plant Science, uma equipe internacional de cientistas apresenta o uso combinado de dendrocronologia (ciência que estuda os anéis de crescimento de árvores), datação por radiocarbono e análises isotópicas e genéticas como um meio de investigar os efeitos das atividades humanas nas florestas e na dinâmica de crescimento de árvores tropicais. O estudo apresenta mostra a aplicabilidade desses métodos para investigar influências humanas nos períodos pré-históricos, históricos e industriais em florestas tropicais ao redor do mundo, e mostra o potencial de detectar a evolução das ameaças antropogênicas, informações que podem informar e orientar as prioridades de conservação nessas áreas que estão rapidamente desaparecendo do planeta.

1.210 palavras
2 Imagens
Sade Portugal  OPORTO 10/01/2020

Investigadores explicam erro celular associado à formação do cancro

Artigo publicado no prestigiado 'Journal of Cell Biology' desvenda o mecanismo usado pelas células para impedir o desenvolvimento de tumores

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) conseguiu desvendar um dos mecanismos que as células usam para garantir a correta distribuição dos seus cromossomas durante a divisão celular e, dessa forma, evitar anomalias genéticas e tumores. O artigo foi publicado esta quarta-feira na revista norte-americana Journal of Cell Biology e ajuda a perceber a origem de um determinado erro celular associado ao desenvolvimento de cancro.

358 palavras
Espaço Brasil  BRASIL 03/01/2020

Colisão de asteroides gera a formação em cascata de subfamílias, indica estudo

Pesquisadores da Unesp de Guaratinguetá identificaram grupos de asteroides originados de fissão rotacional no interior de famílias colisionais

Ao colidirem, há bilhões de anos, alguns asteroides formaram famílias compostas por fragmentos com até centenas de quilômetros, que compartilham órbitas semelhantes.

612 palavras
Meio Ambiente Portugal  AVEIRO 30/12/2019

Aves também bebem vinho de palma no arquipélago dos Bijagós

Um estudo documentou, pela primeira vez, três espécies de aves (Tecelão-malhado Ploceus cucullatus, Engole-malagueta Pycnonotus barbatus e Beija-flor do Gabão Anthreptes gabonicus) a alimentarem-se em pontos de recolha de seiva de palma

Investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa observaram três espécies de aves a alimentarem-se de seiva de palma, parcialmente fermentada, aproveitando a recolha feita nas palmeiras pelas populações locais para produção de vinho de palma, no Arquipélago dos Bijagós, Guiné Bissau.

441 palavras
Tecnologia Brasil  BRASIL 18/12/2019

Materiais magnéticos mostram potencial para tratar derramamento de petróleo

Pesquisadores da Unifesp e da UFS, em colaboração com a UFSCar, combinam minerais magnéticos e resíduos de biomassa para formar partículas capazes de remover petróleo pesado e óleos leves da superfície da água com alta eficiência

Pesquisadores das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Sergipe (UFS), em colaboração com a de São Carlos (UFSCar), estão desenvolvendo materiais magnéticos que poderão auxiliar na remoção de petróleo cru da superfície da água em casos de derramamentos como o que atingiu as praias do litoral brasileiro este ano.

1.209 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 04/12/2019

Mostram a importância dos açucares nas doenças intestinais e do fígado

Investigação i3S em destaque na mais prestigiada revista de gastroenterologia

A investigadora do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto (i3S) Salomé Pinho publicou recentemente na mais prestigiada revista científica na área da gastroenterologia, a “Gastroenterology”, um artigo em que descreve a importância dos açúcares que revestem/modificam as proteínas das células enquanto biomarcadores relevantes no diagnóstico e prognóstico de doenças crónicas inflamatórias gastrointestinais (como é o caso da Doença Inflamatória Intestinal – DII), do cancro gastrointestinal e de doenças do fígado.

398 palavras
Meio Ambiente Brasil  BRASIL 07/10/2019

Abelha canudo depende de complexa comunidade fúngica para sobreviver

Artigo publicado na 'PLOS ONE' descreve papel-chave de diferentes microrganismos no desenvolvimento das larvas da Scaptotrigona depilis; pesquisadores alertam que essa relação simbiótica pode ser afetada por uso indiscriminado de defensivos agrícolas

Um estudo publicado na revista PLOS ONE revela que as larvas da abelha canudo (Scaptotrigona depilis) dependem da interação entre três diferentes espécies de fungo para completar seu desenvolvimento e chegar à fase adulta.

625 palavras
Ciências Sociais Portugal  OPORTO 19/09/2019

Infertilidade: Mulheres com mais stress correm maior risco de depressão a longo prazo

As mulheres com mais stress relacionado com problemas de infertilidade têm o dobro do risco de receberem prescrição de antidepressivos nos 10 anos após o inicio do tratamento

Um estudo realizado por Juliana Pedro, estudante de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), concluiu que as mulheres que apresentam elevados níveis de stress relacionado com a infertilidade apresentam um risco acrescido de receberem uma prescrição de antidepressivos, dez anos após os tratamentos de infertilidade a que foram sujeitas.

405 palavras
Ciências Sociais Portugal  OPORTO 13/08/2019

Pertencer a um baixo estrato social tira cerca de dois anos de vida

A análise da evolução da esperança média de vida da população portuguesa centrou-se nos anos de 2000-2002 e 2010-2012

Um estudo em que participam investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as condições socioeconómicas influenciam a esperança média de vida. Verificou-se que nos locais de maior privação socioeconómica os homens vivem em média menos dois anos e as mulheres um ano.

477 palavras