Tecnología México Saltillo, Coahuila, México, Martes, 20 de noviembre de 2012 a las 09:43

Cria-se um material inteligente aproveitando os resíduos dos processos da indústria do aço

Estes materiais podem ser incluídos em pinturas, componentes flutuantes, polímeros reforçados ou isolantes utilizados na indústria aeroespacial

CMB/DICYT O Centro de Investigação em Química Aplicada, em conjunto com pesquisadores da AHMSAB, desenvolve o projeto Vitrocerâmicas esféricas de baixa densidade, que busca aproveitar os resíduos da indústria do aço para desenvolver novos materiais cerâmicos e vitrocerâmicos com morfologias esféricas porosas para fabricar materiais mais leves e isolantes térmicos e acústicos. Estes materiais podem ser incluídos em pinturas, componentes flutuantes, polímeros reforçados, isolantes utilizados na indústria aeroespacial, como material clareante em argamassa de fundações, em fluídos de perfuração usados na construção de poços de hidrocarbonetos (gás/petróleo), dentre outros. Do mesmo modo, podem contribuir ao controle das diferenças térmicas e acústicas das moradias e infra-estruturas nas quais sejam utilizados como materiais de construção a baixo custo.

 

O Dr. Yibran A. Perera Mercado, pesquisador do Centro de Investigação em Química Aplicada e líder do projeto, indicou que “é a primeira vez que em nosso país são utilizados os entulhos armazenadas em instalações da empresa para gerar materiais avançados como matéria prima para diversos processos industriais”.

 

Tudo isso se insere no convênio denominado Instrumento Técnico Normativo (ITN) CVSC - ITN 02 - 2006 assinado entre a Câmara Nacional da Indústria de Ferro e Aço (CANACERO) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMARNAT), que estabelece as atividades necessárias para o manejo integral, o aproveitamento e valorização dos entulhos e a possibilidade de serem utilizados como materiais em processos produtivos, principalmente relacionados com a indústria da construção.

 

“A indústria siderúrgica é uma das linhas tecnológicas que contribui muito com o desenvolvimento econômico do país. A alta demanda de seus produtos incentivou as ações para o desenvolvimento e modernização das etapas de extração e processamento dos diversos recursos minerais, o que gerou do mesmo modo um aumento na produção de subprodutos industriais. De acordo com os dados proporcionados pelo INEGI, o México aumentou sua produção no setor siderúrgico. Somente no mês de abril do ano 2010, a produção nacional de aço foi de 692.238 toneladas, o que gerou uma média de 346.119 toneladas de entulho. Isto indica que neste país seria possível gerar mais de 4.153,428 toneladas/ano de resíduos industriais como subproduto da indústria do aço, além de lugares de confinamento principalmente nos estados de Coahuila, Chihuahua, Michoacán, Hidalgo, Nuevo León, Veracruz e Jalisco”, afirma.

 

Por outro lado, indica, “as mudanças climáticas dos últimos anos resultantes do efeito estufa submeteram todo o norte do México a condições extremas. Assim, no verão foram registradas temperaturas de até 45ºC ou mais, enquanto no inverno foram registrados descensos térmicos próximos aos -15ºC, o que afeta diretamente os mais desprotegidos e especialmente seus lares”.

 

Considerando estes dois problemas, o grupo de pesquisa que inclui a Dra. Esmeralda Saucedo do CIQA e o Engenheiro Albino Arauza Villareal da AHMSAB conseguiram produzir vitrocerâmicas altamente porosas com morfologias esféricas através da conservação da micro-estrutura e morfologia dos entulhos desta empresa. Com estas características, diminui-se a densidade dos materiais obtidos e é possível controlar as propriedades térmicas e acústicas dos sistemas de construção nos quais serão utilizados estes novos materiais. Foram possíveis, ademais, importantes avanços e benefícios tanto ambientais, quanto econômicos, na produção destes materiais.

 

O projeto atende a uma demanda de modernização tecnológica para usar entulhos do parque siderúrgico industrial do Estado de Coahuila que em 2010 convocou o Governo do Estado de Coahuila e o CONACYT, através do COECYT e seu fideicomissário FOMIX, de modo que recebe uma contribuição de um milhão e seiscentos mil pesos por parte deste fundo e de quinhentos e quarenta mil pesos por parte de AHMSAB.

 

A utilização de escórias como material precursor desses novos materiais avançados permitirá, por um lado, a redução de áreas destinadas ao armazenamento destes materiais, com a subseqüente redução da ocupação do solo e, por outro lado, gerará conhecimento suficiente para implementar uma cadeia produtiva e fontes de trabalho diretos e indiretos, dando assim resposta positiva a diversas necessidades da população dos estados do norte do México.