Descrevem-se novos fósseis de osso de pé de ‘Homo antecessor’ encontrados em Atapuerca
Cristina G. Pedraz/DICYT O pesquisador Adrián de Pablos, do Centro Misto UCM-ISCIII de Pesquisa sobre Evolução e Comportamento Humano, publicou recentemente na revista científica internacional Journal of Human Evolution um artigo no qual apresenta e descreve novos fósseis de osso de pé da espécie Homo antecessor encontrados no nível TD6 da jazida de Gran Dolina, na Serra de Atapuerca: um astrágalo (osso curto que faz parte do tarso), um fragmento de calcâneo (osso do calcanhar) e um quarto metatarso direito. O estudo destes fósseis completa a informação sobre os encontrados na década dos 90 nesta jazida, com o quais se determinou que não existiam grandes diferenças entre os metatarsos de um Homo antecessor e os de neandertais e Homo sapiens.
Conforme explicou à DiCYT o pesquisador, o trabalho publicado no Journal of Human Evolution no último mês de outubro faz parte de sua tese doutoral, na qual pesquisa diferentes fósseis de pé da Serra de Atapuerca, tanto os encontrados na Gran Dolina, quanto os da Sima de los Huesos. Com relação aos novos restos localizados na Gran Dolina, nos quais se foca o estudo publicado, o objetivo principal é “revelá-los à comunidade científica e compará-los com os que já eram conhecidos, para ver se é possível contrastar ou refutar a hipótese do Homo antecessor como antepassado comum de neandertais e Homo sapiens”.
O estudo conclui que o metatarso é muito semelhante ao dos neandertais e Homo sapiens; enquanto o astrágalo apresenta diferenças com os fósseis conhecidos de outras espécies. “O astrágalo é mais longo e alto do que o normal”, indica o pesquisador, que afirma que estas diferenças e características comuns “não contradizem a hipótese do Homo antecessor como antepassado comum de neandertais e Homo sapiens”.
Por outro lado, detalha Adrián de Pablos, o estudo também inclui uma nova análise de um metatarso já conhecido de Homo antecessor e realiza um estudo comparativo com todos os fósseis do gênero Homo conhecidos.
Estimativa da estatura
Outro objetivo da pesquisa foi estimar a estatura dos hominídeos. Através do estudo do astrágalo, estimou-se que a estatura mínima de 1,73 metros, um pouco superior a média dos espécimes masculinos da Sima de los Huesos, é compatível com a estatura calculada com o segundo metatarso e outros elementos esqueléticos do Homo antecessor.
Conforme explica o pesquisador, “já havia cálculos da estatura através de outros ossos, e com este estimamos uma altura de 1,73 metros, aproximadamente, compatível com a de 1,72 estimada com outros ossos”. Do mesmo modo, através da estatura e de outros ossos conseguiu-se associar outros fósseis encontrados a um mesmo indivíduo, o denominado hominídeo 10.
Após o estudo dos fósseis de ossos do pé encontrados na Gran Dolina, os pesquisadores trabalharão com os encontrados na Sima de los Huesos, “um material mais recente que o da Gran Dolina e de uma espécie diferente”, para finalmente compará-los “com os do Homo antecessor e o dos neandertais”, avança Adrián de Pablos.