Tecnología México , México, Lunes, 18 de octubre de 2010 a las 16:32

É criado carregador solar que abastece em duas horas bateria automotiva

Tecnologia utiliza gerador movido a energia solar para carregar a bateria

Agencia ID/DICYT Um dos problemas que todo motorista procura evitar é ficar no meio do caminho sem bateria. Apesar de existirem alternativas comerciais para solucionar o problema, como carregadores portáteis, por exemplo, os processos convencionais requerem cerca de oito horas para carregar uma bateria. Como uma opção, estudantes de graduação em Sistemas Automotores da Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica (Esime) Zacatenco, do Instituto Politécnico Nacional, construíram um carregador solar capaz de prover energia suficiente ao acumulador em apenas duas horas.

 

O professor Omar Nava Rodríguez, assessor do projeto, explicou que esta tecnologia emprega um gerador com o qual se carrega a bateria e cujo equipamento se alimenta de energia solar. Este sistema utiliza um painel fotovoltaico cujo comprimento é de 1.2 metros por 90 centímetros de 85 watts, para o qual foi construído uma base tubular onde colocaram-se circuitos de freqüência e instalou-se uma caixa para colocar a bateria.

 

Através deste processo a energia chega a um circuito eletrônico, destinado a controlar o carregamento das baterias, com o fim de que o acumulador não super-aqueça e por meio de transistores se possa controlar a carga aplicada.

 

Esta tecnologia politécnica comprovou que é possível carregar a bateria em menos tempo que utilizando carregadores comerciais, indicou o professor da Esime, Zacatenco: “A diferença é que com o sistema comercial a energia elétrica sai diretamente de uma tomada e, em nosso processo, é captada do sol”.

 

Esta proposta necessita em torno de duas horas e meia para carregar uma bateria de automóvel. Para isso só é preciso colocá-la no carregador para que este a detecte e comece a transferir-lhe energia até que o acumulador complete sua carga. Podem ser carregadas baterias automotivas independentemente do modelo ou marca do veículo. A proposta tecnológica é armazenar a energia que o acumulador necessita.

 

O carregador solar poderia converter-se em um implemento adicional ao automóvel e, caso sejam realizadas algumas adequações para que funcione em comunidades remotas, poderia servir suprir de corrente elétrica diversos aparelhos domésticos.

 

Este projeto, no qual participaram os alunos Miguel Zavala Jiménez, César Antonio Calva Hernández, Alfredo Águila Rodríguez, Luis Pablo Huazo Parada, Jesús Israel Romero e Abraham Jiménez Mancera, obteve o primeiro lugar na primeira edição do Prêmio de Investigação sobre Transporte e Mobilidade da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM).

 

A proposta politécnica busca, pelo momento, patentear o carregador solar de baterias automotrizes e, no futuro, comercializá-lo, uma vez que algumas empresas mostraram-se interessadas em adquiri-lo.