Ciencias Sociales España , Valladolid, Jueves, 15 de mayo de 2014 a las 14:41

Estudos osteol贸gicos proporcionam novos dados sobre o povo V谩ceo

Foram identificados ossos humanos triturados n茫o cremados em tumbas, o que poderia corresponder aos rituais de exposi莽茫o aos abutres.

Cristina G. Pedraz/DICYT Pesquisadores da Universidade de Valladolid analisaram restos ósseos recuperados da jazida vácea de Pintia, localizada nas imediações da localidade vallisoletana de Padilla de Duero, com o objetivo de incrementar o conhecimento a respeito deste povo da Idade do Ferro, o primeiro a assentar-se no centro do Valle del Duero (desde o século IV antes de Cristo até a conquista romana).

 

O trabalho se enquadra no projeto Cosimva (Cosmovisão e simbologia váceas. Novas perspectivas de análise), uma iniciativa financiada pelo Ministério da Economia e Competitividade e dirigida pelo Centro de Estudos Váceos Federico Wattenberg da Universidade de Valladolid, encabeçado por Carlos Sanz Mínguez. No projeto colaboram além do Departamento de Pré-história e Arqueologia, os departamentos de Física da Matéria Condensada, Estruturas Arquitetônicas e Anatomia e Radiologia, assim como pesquisadores da Universidade Autônoma de Madrid e da Universidade Complutense de Madrid.

 

O Departamento de Anatomia e Radiologia da Universidade de Valladolid colaborou ativamente na realização dos estudos osteológicos. Como explica em palavras coletadas pela DiCYT o professor Juan Francisco Pastor, os restos ósseos humanos e animais recuperados na jazida podem ser classificados em três grandes grupos, “restos cremados das vasilhas da necrópole; restos de crianças, fetos e recém-nascidos; e restos de fauna, uma ampla gama de vertebrados e também alguns invertebrados como os caracóis”.

 

A respeito dos restos cremados, na campanha de 2011, escavou-se na necrópole de Las Ruedas ao redor de três tumbas pertencentes a mulheres aristocratas (as tumbas 127a, 127b e 128) que haviam sido exumadas em 2007. Então, foi datado um bustum ou cremação ao pé da tumba, a única documentada até hoje no cemitério, e um silicernium, um banquete fúnebre muito elaborado (como evidenciam os numerosos restos de fauna achados) que correspondia à categoria social destas mulheres, que faleceram em datas próximas em torno do século I antes de Cristo.

 

Os estudos osteológicos nestas tumbas contribuiram com resultados interessantes, por um lado, sobre as espécies sacrificadas no banquete fúnebre como cavalos, bovídeos, gado bovino e caprino, leporídeos (coelhos e lebres) e canídeos, estes últimos relevantes “por seu grande conteúdo simbólico”; e por outro, sobre a presença de ossos humanos triturados não cremados, o que poderia evidenciar a celebração de rituais de exposição aos abutres, até agora conhecidos somente através das citações de fontes clássicas, como Claudio Eliano.

 

Além destas tumbas, foram descritos os restos ósseos cremados da necrópole analisando o sexo, a idade e a paleopatologia dos indivíduos. Também foram pesquisados “os fetos e os recém-nascidos, talvez mortos ao nascer ou há poucos dias, que foram enterrados no piso das casas”, procedendo à lavagem, foram individualizados e inventariados os restos, estimando-se a idade, o sexo, a altura, assim como se existia alguma paleopatologia ou variação epigenética, mudanças na expressão de genes que não correspondem a uma alteração da sequência do DNA e que são hereditárias.

 

Quanto aos restos de fauna achados durante as campanhas realizadas desde o ano 2000, também foi feita uma lavagem e foram inventariados os restos, isolando por um lado paleopatologias e por outro restos com manipulações ou marcas ósseas.

 

Aprofundar o conhecimento do povo Váceo

 

Nos últimos três anos, vários pesquisadores da Universidade de Valladolid, da Universidade Autônoma de Madrid e da Universidade Complutense de Madrid têm aprofundado o conhecimento da cultura vácea através do projeto Cosimva. No âmbito do projeto, foram publicados vários capítulos de livro e artigos de revista, e os resultados foram apresentados em 12 congressos nacionais e internacionais.