Alimentación España , Zamora, Lunes, 11 de noviembre de 2013 a las 16:17

Fabricar biodiesel em casa a partir de 贸leo usado

A Universidade de Salamanca desenha uma pequena planta piloto que cabe em uma geladeira e permite obter combust铆vel apto para ve铆culos ou aquecedores

JPA/DICYT A Escola Politécnica de Zamora da Universidade de Salamanca desenhou uma planta piloto de biodiesel que cabe no interior de uma geladeira. A ideia é que este protótipo possa ser instalado em casas particulares, como um eletrodoméstico, de modo que famílias ou pequenas industrias possam reciclar óleo usado e transforma-lo em combustível apto para motores ou aquecimento.

“Utilizamos uma geladeira para abrigar os distintos elementos necessários para fabricar biodiesel, como os depósitos, as eletroválvulas ou as mangueiras”, explica a DiCYT Javier Brezmes Labrador, aluno da Escola Politécnica de Zamora encarregado deste projeto, com seu companheiro Álvaro Vaquero Pérez.

O sistema utiliza óleo vegetal usado submetido a um processo de 24 horas de duração. O óleo se mescla com reativos, metóxido e hidróxido de potássio, para separar os estéreis da parte destinada a converter-se em biodiesel. Após a reação química consegue-se, por um lado, glicerina, um subproduto que deve ser separado, e biodiesel, o verdadeiro objetivo do processo.

O primer combustível resultante “ainda tem impurezas que deverão ser eliminadas”, explica Javier Brezmes, assim que em uma nova fase é misturado com água, introduzido em um depósito e agitado para que a água capture essas partículas. Depois é decantado pela diferença de densidade entre a água e o biodiesel, e finalmente extraído. O resultado é um combustível pronto para ser utilizado em veículos ou caldeiras sem nenhuma outra adaptação.

Grande eficiência

Na teoria, a recuperação do óleo em forma de biodiesel é de 100%, isso é, “de cada cinco litros de óleo usado é possível obter outros cinco litros de biodiesel”. Na prática, “sempre ocorrem pequenas perdas no processo, mas seriam de mililitros”, indicam os alunos, que foram orientados pelo professor Roberto José García Martín, com a colaboração de Ana Vivar, Auxiliadora García Martín e Soledad San Román Vicente.

O projeto se insere no Programa de Protótipos Orientados ao Mercado da Universidade de Salamanca, uma iniciativa que incentiva os estudantes universitários a desenvolver suas próprias ideias inovadoras dentro do Projeto de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE) da Junta de Castela e León.

Neste caso, o protótipo fabricado, que cabe dentro de uma geladeira, pode produzir quase 25 litros de biodiesel cada vez que entra em operação, um resultado tão bom que a ideia é comercializá-lo e convertê-lo em “um eletrodoméstico que todos poderíamos ter em casa”, destacam seus promotores.