Ciencia España Salamanca, Salamanca, Miércoles, 08 de mayo de 2013 a las 14:20

Identifica-se um gene que ajuda um gênero de fungo a atacar plantas

Ciale publica um artigo na revista PLOS ONE que demonstra que um gene das plantas foi transferido aos antecessores dos fungos do gênero ‘Colletotrichum’ e agora danificam os cultivos

JPA/BAC/DICYT Cientistas do Centro Hispano-Luso de Investigações Agrárias (Ciale), da Universidade de Salamanca, publicaram um artigo na prestigiada revista científica PLOS ONE que contribui na luta contra algumas doenças de plantas destinadas à agricultura. O grupo de pesquisa liderado por Michael Thon identificou um gene que passou das plantas a um antecessor de fungos fitopatogênicos do gênero Colletotrichum, que danifica muitos cultivos. A presença deste gene poderia facilitar seu ataque às plantas.

 

O fenômeno descrito no artigo é uma transferência de genes horizontal, isso é, entre distintas espécies. “Normalmente, os genes são transferidos de forma vertical, ou seja, dos pais aos descendentes”, explica em declarações a DiCYT o pesquisador norte-americano que trabalha no Grupo de Genética do Ciale. “A transferência de genes horizontal não é comum em células eucarióticas, mas há evidências de que existe e queremos saber se tem algum papel na patogenicidade dos fungos”, isso é, em seu papel de causar uma doença.

 

O gene identificado neste trabalho se chama CLPS (Colletotrichum plant-like subtilisin) e é uma protease da família das subtilisinas. Os cientistas deste grupo estão estudando seu papel e acreditam que poderia estar relacionado com o mimetismo molecular. Isto quer dizer que, ao proceder de organismos vegetais, as plantas o identificam como próprio e não ativam suas defesas diante da presença do fungo patogênico.

 

O grupo de pesquisa averiguou estes dados graças à genômica comparativa, que consiste em analisar dois genomas distintos, neste caso, os das plantas e os dos fungos, e ver quais genes podem ter em comum. Deste modo, identificaram que os fungos do gênero Colletotrichum possuem este gene, mas esta linha de pesquisa pode ensejar trabalhos semelhantes. “Quando identificamos algum, passamos ao laboratório para estudar suas funções”, declara o especialista.

 

Papel da Bioinformática

 

A Bioinformática é essencial neste processo, porque permite processar grandes quantidades de dados. Os cientistas estão imersos no sequenciamento de várias cepas destes fungos em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos. O trabalho com o computador é o primeiro passo para comparar os genomas e, logo, comprovar as hipóteses no laboratório.

 

“Basicamente tentamos identificar novas rotas bioquímicas que sejam patogênicas. Esperamos que algumas sirvam para desenvolver novas estratégias para controlar doenças nas plantas, porque há muitos fatores desconhecidos”, agrega Michael Thon.

 

Prejudicial para todos os tipos de cultivos

 

Esta linha de pesquisa tem uma grande importância econômica, porque o gênero de fungos Colletotrichum ataca todo tipo de cultivos agrícolas, do milho ao morango, ou o feijão, e causa grande perdas em todo o mundo.

 

O grupo de pesquisa do Ciale está especialmente preocupada com uma espécie destes fungos fitopatogênicos que provoca uma doença, conhecida como antracnose, no milho. “Fizemos a proposta de um projeto de pesquisa para averiguar se está chegando a Castela e Leão já que, uma vez descoberta em alguns países da Europa, poderá chegar aqui, mas podemos estar preparados”, comenta o pesquisador.

 

Referência bibliográfica

 

Vinicio Danilo Armijos Jaramillo, Walter Alberto Vargas, Serenella Ana Sukno, Michael R. Thon. Horizontal transfer of a subtilisin gene from plants into an ancestor of the plant pathogenic fungal genus colletotrichum. PLOS ONE, 2013. DOI: 10.1371/journal.pone.0059078