Salud España , León, Viernes, 13 de abril de 2012 a las 12:48

Investiga-se a aplicação de cultivos tridimensionais de células-tronco mesenquimais em modelos animais

Trabalho experimental desenvolvido no Banco de Tecidos tem grande potencial em áreas como a oftalmologia, traumatologia ou cirurgia cardíaca

Cristina G. Pedraz/DICYT As células mesenquimais são células-tronco adultas procedentes geralmente da medula óssea. Por suas características regenerativas, constituem “uma grande ferramenta no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que buscam resolver problemas para os quais a medicina atual não é capaz de encontrar uma solução plenamente satisfatória”. Assim afirma Francisco Javier Iglesias Muñoz, diretor do Banco de Tecidos de Castela e Leão, pertencente à Fundação Clínica São Francisco de León, entidade que atualmente está pesquisando a administração, em modelos animais, de cultivos tridimensionais de células-tronco mesenquimais, com aplicação em áreas clínicas como a oftalmologia, a traumatologia ou a cirurgia cardíaca.

 

Conforme explicou a DiCYT, o cultivo de células-tronco mesenquimais em matrizes ou estruturas tridimensionais “permite reproduzir as condiçoes a que estas células se encontram expostas no organismo vivo” e, portanto, “manter seu funcionamento in vitro”. Ademais, dentro destas matrizes é possível introduzir “células, fatores de crescimento ou medicamentos e controlar sua liberação ao longo do tempo, provocando diferentes efeitos, conforme a necessidade”.

 

O início desta linha de pesquisa no centro tem sua origem, segundo detalha, na própria política do Estabelecimento de Tecidos, “que sempre foi a de buscar soluções aos problemas propostos pelos clínicos, tratando de aplicar o que a pesquisa básica nos ensina à clínica humana”. Neste sentido, insiste, reproduzir as condiçoes fisiológicas as quais as células se encontram submetidas no tecido vivo “demonstrou ser uma técnica eficaz para produzir elementos do tecido potencialmente capazes de substituir tecidos ou órgãos lesionados ou doentes, bem como favorecer sua regeneração”.

 

Pesquisadores de todo o mundo apostaram nesta técnica por suas possíveis aplicações em praticamente todos os campos da medicina. No caso do Banco de Tecidos, “trabalhamos há anos com cultivos tridimensionais de células-tronco mesenquimais em diferentes áreas, como oftalmologia, traumatologia, cirurgia cardíaca e cirurgia torácica, com resultados esperançosos”, agrega. Atualmente o grupo de pesquisadores encontra-se em uma fase experimental do procedimento.

 

“Estamos tentando reproduzir em modelos animais os resultados dos estudos in vitro”, afirma Francisco Javier Iglesias Muñoz, enfatizando que a validação da técnica em um modelo animal é “muito importante”, bem como sua otimização, isso é, “saber qual é a melhor forma de aplicar a terapia, a dose ideal ou de acompanhar a evolução da lesão tratada”. “Tudo isso faz com que quando seja aplicada em pacientes humanos a técnica seja totalmente segura e eficaz”, conclui.

 

Estreita relação com o IOBA

 

O diretor do Banco de Tecidos da Fundação Clínica São Francisco de León participou recentemente em um dos Seminários de Pesquisa organizados pelo Instituto de Oftalmobiologia Aplicada (IOBA) de Valladolid, com o qual o centro mantém uma “estreita relação”.

 

“Colaboramos em vários projetos de pesquisa focados na regeneração de tecidos oculares”, afirma Iglesias Muñoz, que indica que a criação de equipes multidisciplinares e a colaboração entre diferentes equipes de pesquisa “hoje em dia é fundamental para desenvolver uma pesquisa de qualidade”.