Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 05 de noviembre de 2012 a las 13:49

Na feira Empírika 2012, Plataforma NUCLEUS chama a atenção e consegue contatos no Brasil

Os serviços de apoio à pesquisa da Universidade de Salamanca chamam a atenção de cientistas Ibero-Americanos e de estudantes brasileiros interessados na formação

IRP/DICYT NUCLEUS, a Plataforma de Apoio à Investigação da Universidade de Salamanca, conseguiu chamar a atenção de profissionais e estudantes do Brasil na Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, Empírika 2012. A participação neste evento realizado ao longo da semana passada em São Paulo permitiu a NUCLEUS conseguir importantes contatos e divulgar os serviços oferecidos em um país emergente com muito potencial na Ciência e Tecnologia.

 

“Foram extremamente interessantes a participação e interesse apresentados”, afirma em declarações a DiCYT Alicia Rodríguez Barbero, diretora da NUCLEUS, que considera que a qualidade dos projetos e iniciativas apresentados na Empírika 2012 foi muito alta. Neste sentido, valoriza especialmente o contato estabelecido com a Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP), bem como o interesse de uma plataforma brasileira que realiza um trabalho semelhante ao da NUCLEUS, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

 

Um aspecto muito importante de um foro no qual predominaram jovens do ensino médio e universitários, foi “o interesse que mostraram muitos estudantes na formação oferecida pela NUCLEUS”. São cursos, títulos próprios e pós-graduações ofertados pelos serviços da Plataforma de Apoio à Pesquisa. Ademais, alguns se mostraram interessados em contatar serviços como o Banco de DNA ou o de Difusão da Pesquisa.

 

Do mesmo modo, um foro como Empírika sempre origina relações científicas profissionais que podem levar a projetos de pesquisa. Um exemplo é o contato estabelecidos pela NUCLEUS com um grupo da Argentina que pesquisa métodos para eliminar o arsênico da água, um problema no qual também trabalham cientistas espanhóis. Mais de 300 estandes mostraram o trabalho de instituições e projetos de pesquisa concretos realizados em grande parte por jovens estudantes brasileiros e de outros países da América do Sul.

 

“Aprendemos muito, estas participações são indispensáveis”, assegura a diretora da NUCLEUS, que somente sentiu falta da presença de um maior número de países na feira. “Dever-se-ia aproveitar este tipo de feiras para fortalecer a colaboração entre países”, afirma. “Eles podem nos oferecer muitas coisas”, indicando o caso concreto do Brasil, anfitrião da Empírika 2012 e país emergente com muito potencial, “mas que também tem muitas necessidades”.

 

Empírika 2012

 

Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um evento internacional, itinerante e bienal, que foi realizada pela primeira vez em 2012 em Salamanca (Espanha), antecipando-se oito anos às celebrações do VIII Centenário do nascimento da Universidade de Salamanca, em 2018.

 

Organizada graças ao envolvimento da Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) desta instituição acadêmica, o evento conta com um forte respaldo institucional brasileiro graças à implicação do Governo de São Paulo, do Ministério da Educação, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas e da Fundação Paula Souza. Do lado espanhol, a Empírika 2012 tem o apoio do Ministério da Economia e Competitividade, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT), da Universidade de Salamanca, através de seu Instituto de Estudos da Ciência e Tecnologia, e da Fundação 3CIN.

 

Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).