Tecnología España , Burgos, Martes, 28 de mayo de 2013 a las 13:29

Novos materiais para construção a partir de gesso misturado com resíduos poliméricos

Grupo de Pesquisa em Engenharia da Edificação da Universidade de Burgos patenteou dois materiais com melhores propriedades térmicas

Cristina G. Pedraz/DICYT O Grupo de Pesquisa em Engenharia da Edificação da Universidade de Burgos patenteou dois novos materiais para a construção, gessos aos quais adicionam resíduos de polímeros procedentes de distintas indústrias. Concretamente, desenvolveram um gesso misturado com poliamida em pó reciclada e um gesso mais leve ao que são incorporadas espumas rígidas de poliuretano, materiais que melhoram as propriedades de isolamento térmico.

 

 

Conforme explica à DiCYT a pesquisadora Verónica Calderón, trata-se de resíduos poliméricos procedentes de diversas indústrias aproveitados para fabricar um novo produto. Em primeiro lugar, os pesquisadores analisam o resíduos de polímero, estudam sua granulometria e sua composição química e comprovam se é compatível ou não com o gesso.

 

Logo, misturam gesso, água e diferentes substituições de gesso pelo polímero em pó, conseguindo “materiais mais leves que isolam muito mais térmicamente”, ao mesmo tempo em que “mantém o isolamento acústico”. Com este material, o grupo de pesquisadores fabricou placas de gesso em lâminas, placas que até agora “parecem ter boa durabilidade”.

 

Os pesquisadores, que trabalham nesta linha desde 2009, patentearam por um lado, gesso de construção fabricado a partir de sulfato de cálcio desidratado com diferentes substituições de gesso por poliamida em pó reciclada. A poliamida é um polímero de reciclagem complexo, o que representa um custo elevado e que, muitas vezes, acaba sendo descartada. Sua utilização como material para a construção representa, por tanto, uma opção alternativa “que possui muitos aspectos positivos, como uma menor densidade do material, que facilita a realização e o transporte até a mesma, bem como melhores propriedades de isolamento térmico e acústico”.

 

Por outro lado, patentearam gesso leve que incorpora resíduos industriais de espumas duras de poliuretano. Os resíduos poliméricos espumados misturam-se após sua moagem com o gesso em diferentes granulometrias em função de seu uso. O poliuretano espumado, afirmam os pesquisadores, é utilizados de maneira independente como isolante no setor da construção, de modo que misturado ao gesso poderia competir com outros produtos mais tradicionais.

 

Construmat 2013

 

Especificamente, este material baseado no gesso e espumas de poliuretano foi apresentado hoje no Innovation Center da Feira de Construmat 2013, em Barcelona. O Grupo de Pesquisa em Engenharia da Edificação da Universidade de Burgos foi um dos 12 centros tecnológicos e universidades de todo o mundo escolhidos para apresentar suas pesquisas no campo dos novos materiais com resíduos poliméricos.

 

 

Referências bibliográficas

 

S. Gutiérrez­González, M. Alonso, J. Gadea, A. Rodríguez, V. Calderón. Rheological behaviour of gypsum plaster with polyamide powder wastes. Construction and Building Materials. Vol.38. 407­412. 2013

 

S. Gutiérrez­González, J. Gadea, A. Rodríguez, M T Blanco­Varela, V. Calderón. Compatibility between gypsum and polyamide powder waste to produce lightweight plaster with enhanced thermal properties. Construction and Building Materials 2012, 34, 179–185.

 

S. Gutiérrez­González, J. Gadea, A. Rodríguez, C. Junco, V. Calderón. Lightweight plaster materials with enhanced thermal properties made with polyurethane foam wastes. Construction and Building Materials 2012, 28, 653–658.