Alimentación España , Ávila, Viernes, 07 de diciembre de 2012 a las 14:48

Os terrenos de plantio direto em Ávila se comportam como sumidouros de carbono

Assim indica o trabalho financiado pela IV Bolsa de Pesquisa da Associação de Amigos da Universidade Católica de Ávila

CGP/DICYT A Associação de Amigos da Universidade Católica de Ávila (AAUCAV) apresentou as principais conclusões do trabalho financiado pela IV Bolsa de Pesquisa. O trabalho analisa os efeitos do plantio direto sobre diferentes parâmetros edáficos na província de Ávila e foi realizado por Fátima Carrera González, Pedro Manual Díaz Fernández e José Joaquim Ramos Miras, que desenvolveram um protocolo de análise edafológica para comparar solos com diferentes práticas agrícolas: cultivos diretos diante da agricultura tradicional com lavragem.

 

Como afirmou um dos pesquisadores, Pedro Manuel Díaz, “esta acumulação de matéria agrícola é resultado do plantio direto que permite que o sistema agrícola seja um sumidouro de CO2, esta prática pode ser uma ferramenta útil e eficaz para compensar emissões de CO2 e lutar contra o aquecimento global”. Além de outras vantagens como a economia de combustíveis fósseis e o menor tempo de lavragem que implica poder trabalhar uma maior superfície de terreno, este projeto também resulta positivo para a agricultura de Ávila “para reforçar e dar sentido a sua atividade”, pelas conclusões obtidas, além da formação de alunos e melhoras na pesquisa.

 

O plantio direto é o sistema produtivo baseado na ausência de lavragem e a presença de uma cobertura permanente do solo, através de análises de cultivos anteriores. Baseado em um conjunto de boas práticas agrícolas, o esquema permite produzir sem degradar o solo, melhorando em muitos casos suas condições físicas, químicas e biológicas. Ademais, consegue fazer um uso mais eficiente da água, recurso que em cultivos de sequeiro é geralmente o fator limitante da produção. Assim, o plantio direto consegue níveis produtivos altos com estabilidade temporal e em harmonia com o ambiente.

 

Neste sentido, Díaz destacou que nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Argentina, 90% da agricultura de sequeiro utiliza o plantio direto, ainda que na Espanha seja difícil romper as dinâmicas existentes, segundo informação da UCAV coletada por DiCYT.

 

Para a pesquisa, foram estudados oitos pares de solos com práticas de agricultura de conservação (plantio direto) entre dois e dez anos. O número é baixo para extrair conclusões definitivas, mas permitiu observar tendências e conceber futuros desenvolvimentos nesta linha de pesquisa.

 

Resultados do trabalho

 

Como resultado do trabalho os pesquisadores indicam que todos os parâmetros analisados mostram diferenças atribuíveis à prática da agricultura de conservação, o que indica que “ou esta prática é indiferente para alguns parâmetros, ou o escasso número de anos não permitiu manifestar ainda diferenças entre eles”.

 

Por outro lado, os dados obtidos mostram que em geral a agricultura de conservação em Ávila parece ter “o efeito esperado”, como a “redução da erosão, a melhora da fertilidade, um maior conteúdo de matéria orgânica e carbono orgânico”. Por outro lado, os solos de plantio direto estão acumulando carbono orgânico e, portanto, funcionando como sumidouro de carbono, o que contribui para compensar as emissões por queima de combustíveis fósseis. “Seria muito interessante confirmar o resultado e quantificar o carbono fixado para poder reclamar as compensações aos agricultores que praticam este tipo de agricultura”, asseguram os pesquisadores. No entanto, agregam, esta tendência deve ser confirmada em estudos com um maior número de amostras, “mas os resultados são promissores com relação às vantagens ambientais que oferece esta prática agrícola”.