Tecnología España , Palencia, Jueves, 02 de mayo de 2013 a las 13:46

Pesquisadores do Campus de Palencia criam um software para realizar inventários piscícolas

Sistema permite calcular parâmetros populacionais de peixes e exportar os dados a vários formatos

Cristina G. Pedrazz/DICYT O Grupo de Ecohidráulica Aplicada (GEA) da Universidade de Valladolid, pertencente à Escola Técnica Superior de Engenharias Agrárias de Palencia, desenvolveu um software que facilita o processamento de dados nos inventários piscícolas. O programa, denominado DimP 1 (Software para o cálculo de parâmetros populacionais na ictofauna continental), pode ser aplicado à gestão e pesquisa deste recurso e se encontra disponível livremente na página web do Grupo.

 

Conforme explica à DiCYT o professor Francisco Javier Sanz Ronda, trata-se de um software de uso livre que permite o trabalho em dinâmica de populações de peixes de rios. “O programa nos facilita o trabalho com os dados da amostragem, estimando a população de peixes que pode existir em um trecho do rio a partir destes dados, e nos indica os parâmetros populacionais dos indivíduos que foram capturados, informação técnica como, por exemplo, o crescimento da população”, indica.

 

O objetivo deste projeto, agrega, é “padronizar” o processo de trabalho com dados de amostragem de populações de peixes em rios. “O pesquisador trabalha de maneira semelhante e com procedimentos caseiros, e este programa torna este processo mais técnico, padronizando o trabalho com a dinâmica de populações”, afirma. Os dados obtidos com o programa, ademais, poderão ser exportados a diversos formatos.

 

Funcionamento do programa

 

Após fazer o download do arquivo e executá-lo, o programa se abre e mostra uma breve apresentação. Logo, entra no menu e oferece duas opções para carregar os dados. A de carregar dados e estabelecer classes possibilita, a partir de um diagrama de freqüências de comprimentos, estabelecer as classes de idade de forma “semi-automática”. A outra opção, carregar dados com classes de idade, permite manejar os dados com classes já estabelecidas.

 

Uma vez carregados os dados, o programa estima dados como as populações de peixes, comprimento e peso médio por classe, densidade e biomassa da população, funções de crescimento e relações biométricas.

 

Grupo de Ecohidráulica Aplicada

 

O Grupo de Ecohidráulica Aplicada (GEA) é um grupo de pesquisa aplicada associado ao Instituto Tecnológico Agrário e Agroalimentar (Itagra.ct) e à Universidade de Valladolid. O grupo surgiu dentro da unidade docente de Hidráulica e Hidrologia da Escola Técnica Superior de Engenharias Agrárias de Palencia, com o fim de aplicar a pesquisa na redução de impactos ambientais de obras hidráulicas em rios (hidráulica ambiental). Começou seu trabalho há 10 anos e atualmente conta com oito membros entre professores, doutorandos e bolsistas.

 

Após realizar estudos de fluxos ecológicos (em outras palavras, a determinação do fluxo mínimo que deve fluir a jusante de uma represa para manter o ecossistema aquático), focaram-se na redução do impacto ambiental das obras hidráulicas. Assim, atualmente trabalham de forma ativa em aspectos relacionados com a migração de peixes e com os problemas que este enfrentam quando se encontram com barreiras como as obras hidráulicas.

 

Os pesquisadores desenham escadas ou passagens para peixes que permitem superar estes obstáculos, uma espécie de tanques dispostos em modo de escada que diminuem o desnível total do salto da represa, possibilitando a subida dos peixes. Na última década, o grupo de pesquisa realizou cerca de 20% do total de projetos deste tipo desenvolvidos na Espanha.