Tecnología México , México, Mi茅rcoles, 20 de marzo de 2013 a las 14:34

Pesquisadores mexicanos conseguem ferro branco mais resistente ao desgaste

Trata-se de um desenvolvimento da Universidade Michoacana de San Nicol谩s de Hidalgo, 煤til para os setores da minera莽茫o e automotor

Agência ID/DICYT Especialistas do Instituto de Investigação Metalúrgica, da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, trabalham no desenvolvimento de ferros mais resistentes ao desgaste que poderiam ser utilizados para maquinaria industrial do setor mineiro e automotor.

 

Este tipo de ferro (ferro branco com liga de cromo de 12 e 30%) poderia suportar condições severas de cortes e golpes sem deteriorar-se graças a sua capacidade de resistência e tenacidade, segundo o doutor Arnoldo Bedolla Jacuinde, diretor da pesquisa.

 

Através da variação química destas ligas os especialistas determinaram que seria possível melhorar a resistência do produto. O procedimento consiste em agregar à liga de ferro branco pequenas quantidades de titânio, nióbio e vanádio, que têm um efeito sobre o tipo de carbonetos formados e as propriedades de desgaste deste material.

 

Um dos objetivos deste projeto, detalhou o especialista, é conseguir uma combinação estável de resistência e tenacidade, sem que o ferro se torne frágil.

 

Afirma que também foram realizados processos de solidificação e tratamentos térmicos com o propósito de aumentar as propriedades mecânicas como dureza, tenacidade e resistência ao desgaste do ferro.

 

“O setor industrial requer sempre a melhoria de seus materiais. O ferro branco, com alto conteúdo de cromo, apresenta valores de resistência ao desgaste de 30 a 50% maiores do que alguns tipos de aço especiais para estas aplicações”.

 

O especialista do Instituto de Investigações Metalúrgicas afirma que até agora as descobertas estão em fase de teste, de modo que é necessário mais tempo para capacitar fundições que o queiram produzir.

 

Agrega que este tipo de ferros poderia ser útil também em outras indústrias como a mineira, do cimento e da construção, nas quais as peças sofrem muita fricção e desgaste.