Tecnología España , Salamanca, Miércoles, 15 de junio de 2011 a las 14:45

Projeto visa ambientes de trabalho que facilitem a integração de pessoas com deficiência

Iniciativa de PD&I liderada pela empresa Indra em Salamanca pretende desenvolver novas tecnologias de apoio

JPA/DICYT A multinacional espanhola Indra, com sede no Parque Cientifico da Universidade de Salamanca, está liderando o projeto AZTECA (Ambientes Inteligentes com Tecnologia Acessível para o Trabalho), que tem como objetivo pesquisar e desenvolver novas tecnologias para criar um ambiente inteligente de trabalho que dê suporte às necessidades de pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora em ambientes de escritório e que favoreça sua integração laboral.

 

O projeto, que conta com financiamento do CDTI (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial), tem um financiamento de 2,8 milhões de euros e um prazo de execução de dois anos, após os quais se espera obter um projeto piloto que possa ser, com os ajustes necessários, completamente utilizável para a integração laboral das pessoas deficientes, segundo informação da companhia colhida pelo DiCYT.

 

Além da Indra, que coordena o projeto a partir de seu Software Lab em Salamanca, o consórcio está formado pela CSA e Wellness Telecom, e pelos organismos de pesquisa Grupo BISITE da Universidade de Salamanca e pela Escola Universitária de Informática da Universidade Pontifícia de Salamanca.

 

A solução desenvolvida coletará informações sobre o usuário para poder adaptar a sua deficiência serviços avançados de localização, mobilidade, comunicação, formação e interação mediante diferentes dispositivos. Trata-se de dotar de inteligência o ambiente laboral, colocando a tecnologia a serviço das pessoas, neste caso com deficiência, e facilitando sua atividade profissional e sua vida diária.

 

Para tanto, em primeiro lugar, AZTECA propõe mecanismos que permitam obter dados das pessoas e de seu contexto de forma transparente e ubíqua, incluindo sensores não intrusivos que não afetam a vida cotidiana da pessoa. Ao coletar de forma pró-ativa informação sobre o usuário e sobre seu comportamento, facilitará que os diferentes serviços possam adaptar-se a suas necessidades e características de maneira dinâmica.

 

O projeto contempla serviços de interação multimodal com diferentes dispositivos (computador de mesa, telefone celular, TV), serviços de reconhecimento, escritura rápida, varredura de teclado, reconhecimento e síntese de voz, ou o desenvolvimento de periféricos adaptados para facilitar a atividade das pessoas deficientes em ambientes de escritório. Igualmente, está previsto o desenvolvimento de ferramentas e serviços que facilitem a comunicação, localização, identificação e aprendizado destas pessoas, assim como a virtualização de seu posto de trabalho.

 

Integração de Tecnologias Acessíveis

 

Alguns dos serviços previstos no projeto AZTECA se apoiaram em soluções desenvolvidas nas Cátedras de Pesquisa em Tecnologias Acessíveis, criadas pela Indra em colaboração com a Fundação Adecco e diferentes universidades, beneficiando-se das sinergias existentes. Entre estas soluções cabe destacar HeadMouse e VirtualKeyboard, mouse e teclado virtual gratuitos para pessoas com deficiência motora, ou GANAS, um interprete virtual da língua de sinais que traduz texto escrito à língua de sinais espanhola.

 

Maior autonomia no trabalho

 

A solução resultante proporcionará um conjunto de ferramentas que facilitará a atividade profissional das pessoas com deficiência e sua autonomia no ambiente laboral. Do mesmo modo, poderá ser utilizada por empresas para facilitar a integração efetiva deste coletivo em sua planilha, cumprindo com a lei vigente.

 

Ademais, não só se beneficiarão desta tecnologia as pessoas com deficiência, como também pessoas que necessitem deste tipo de serviço conjunturalmente enquanto se recuperam de uma lesão, doença ou acidente que tenha afetado sua capacidade de trabalhar temporalmente.

 

De outro lado, a informação gerada no projeto ao monitorar certos parâmetros da vida diária de pessoas com deficiências facilitará a relação de estudos orientados a adquirir conhecimentos sobre o comportamento e necessidades das pessoas deficientes nos ambientes de escritório.

 

Indra em Salamanca

 

Indra criou em 2007 seu Software Lab em Salamanca. Em menos de quatro anos o centro evoluiu dos 25 profissionais que foram incorporados no momento de sua criação aos 106 com que conta atualmente nas instalações do Parque Científico da Universidade de Salamanca (USAL). Mais de 70% dos profissionais de Software Lab são formados na Universidade de Salamanca e na Universidade Pontifícia (UPSA).

 

Dentre os principais projetos trabalhados atualmente destacam-se os sistemas inteligentes de controle de tráfego e cobrança eletrônica totalmente automáticos (Free-Flow) do Viaduto do Bicentenário de México; a automatização integral dos procedimentos administrativos da Agência de Investimentos e Serviços da Junta de Castela e Leão; e a manutenção tecnológica, gestão da organização e exploração do serviço de informação e tramitação da Agência Habitacional da Junta de Castela e Leão.

 

Além do Software Lab de Salamanca, desde 2005 Indra continua consolidando sua presença em Castela e Leão e sua aposta pelo desenvolvimento tecnológico nesta Comunidade Autônoma com a abertura em Valladolid do Centro de Desenvolvimento do Parque Tecnológico Boecillo e a criação em León do Centro de Excelência em Sistemas de Segurança (CES) e do Centro de Resposta a Incidentes Informáticos. Isso tudo permitiu a consolidação na região de mais de 300 postos de trabalho de alta qualificação.

 

Por sua parte, CSA desenvolve desde 1996 sua atividade na provisão de serviços e soluções em Sistemas de Informática e Comunicações. Dispõe de aproximadamente 200 profissionais especializados nas áreas de atividade de Engenharia e Consultoria, Outsourcing, Sistemas de Segurança, Integração e Desenvolvimento e Implantação de Aplicações.

 

CSA possui atualmente delegações em Burgos, Madri e Valladolid, e centros de trabalho em Cartagena e Sevilla, estando atualmente imersa em uma estratégia de expansão para conseguir maior proximidade a seus clientes.

 

Tem experiência em projetos sócio-sanitários relacionados com tecnologia contra o Parkinson, porta-comprimidos virtuais para pessoas idosas, desenvolvimento e manutenção de ASV (Aplicações Sanitárias Verticais), implantação de HCE (História Clinica Eletrônica), integração de aplicações sanitárias mediante HL7, DICOM, etc.; e conta com uma plataforma tecnológica própria para fomentar o envelhecimento ativo e a vida independente para pessoas idosas, sob a marca @tendindos.

 

Wellness Telecom em Valladolid

 

Wellness Telecom é uma jovem empresa da Andaluzia que desempenha suas atividades no setor das Telecomunicações e das Novas Tecnologias. Os principais serviços de Wellness Telecom baseiam-se na oferta de serviços de telecomunicações, sistemas para a Cidade Inteligente e Sustentável, software de Plataformas de Comunicação, produtos para a Saúde, Bem-estar e Exercícios Físicos, além da oferta de serviços de inovação a empresas.

 

Desde o principio Wellness Telecom apostou pela excelência, pesquisa e inovação em TIC, criando um centro de P&D em Valladolid que junto com o das sedes centrais trabalham no desenvolvimento de produtos inovadores.

 

Wellness Telecom, dentro do projeto AZTECA, liderará o desenvolvimento de sistemas de localização de pessoas e objetos baseado em tecnologias sem fio e de aplicações móveis sobre estes sistemas, para facilitar o ambiente de trabalho de pessoas deficientes.