Tecnología España , Valladolid, Lunes, 13 de junio de 2011 a las 17:28

Sistema inteligente alerta condutores sobre a situação do tráfego nos cruzamentos

Protótipo desenvolvido no projeto Dante, em que participam Ciudat e a Universidade de Valladolid, será apresentado em Mojados durante a Innovacarretera 2011

Cristina G. Pedraz/DICYT Sinais inteligentes alertam da situação do tráfego de veículos incorporados a uma via principal e comunicam a seus condutores possíveis situações de perigo. Ainda que soe à ficção científica, trata-se de um protótipo desenvolvido no projeto Dante, financiado pelo Ministério de Fomento e Fundos Feder, no qual participam várias empresas junto ao centro tecnológico Ciudat e à Universidade de Valladolid. O sistema foi testado hoje na primeira Feira de Demonstração Tecnológica do Setor das Infra-estruturas Viárias (Innovacarretera 2011), realizada em Mojados (Valladolid). Tomás Paadín, coordenador de P&D da Sice, uma das empresas que trabalha no projeto, detalhou à DiCYT o funcionamento do dispositivo.

 

“Em cruzamentos de estradas onde há uma via secundária e uma estrada convencional, através da tecnologia baseada na visão artificial, inserimos um ‘cérebro’ nas placas para que mudem em função das condições do tráfego”, assegura o técnico. Ele afirma que, além disso, envia a informação que aparece nos painéis de mensagem variável a um dispositivo celular: um telefone Android.

 

O sistema foi pensado com base nos dois tipos de acidentes mais freqüentes nos cruzamentos, quando o veículo que circula pela estrada secundária se incorpora à principal após deter-se na placa PARE. Concretamente, o sistema implementado possui duas câmeras para fazer uma análise com visão estereoscópica, dois equipamentos Lidar para detectar veículos na proximidade da intersecção, e uma câmera de controle de PARE que também é utilizada para ter uma visão global do cruzamento. Na parte da comunicação ao usuário, utilizam-se sinais reforçados com leds, painéis de mensagem variável e um sistema de comunicações I2V, através do qual se apresenta a informação dentro do veículo.

 

150 especialistas no total

 

A primeira Feira de Demonstração Tecnológica do Setor das Infra-estruturas Viárias reuniu cerca de 150 especialistas. Jacobo Díaz Pineda, presidente da Plataforma Espanhola de Estradas (formada pela Cidaut, AEC, Acex, Asefma, Tecniberia), entidade organizadora do evento, afirmou que a feira faz parte de uma das ações desta associação. “Nossa missão é potencializar a marca Espanha nas estradas de todo o mundo e no âmbito da pesquisa no país. Infelizmente, a estrada não é a infra-estrutura de transporte prioritária nas políticas das administrações públicas e nós entendemos que este é um elemento com uma capacidade exportadora espetacular em que todas as empresas espanholas líderes devem ter uma presença maior”, enfatiza.

 

Com este objetivo, Innovacarretera 2011 nasce “como um experimento, já que não existe um evento com estas características no mundo”. Segundo Días Pineda, em nenhuma feira realizam-se demonstrações em tempo real dos produtos apresentados, razão pela qual espera que o evento tenha continuidade e reúna a cada ano um maior número maior de pessoas.

 

Além do sistema apresentado no projeto Dante, a firma Hiasa (focada no desenvolvimento e fabricação de sistemas de contenção de veículos) mostrou uma de suas inovações. Alberto Mengual, diretor de Equipamento Viário, explicou que se trata de um atenuador de impactos “que realiza toda absorção de energia através de absorção plástica de aço e muito desenho”. “Tem elementos que se deformam plasticamente e na medida em que se produz o impacto absorvem a energia até seu total”, enfatiza. Durante a feira a firma realizou um impacto frontal de um veículo de 1.500 quilogramas a 110 quilômetros por hora.

 

Plataforma de simulação de tráfego

 

Por outro lado, Olga Álvarez Molina, responsável pelo Desenvolvimento no Centro de Controle da Indra; e Manuel Esteban, diretor comercial, expuseram os resultados do projeto P&D Acertar, que propõe a criação de uma plataforma de simulação de tráfego voltada a um dos ambientes mais críticos, os subterrâneos. “Uma plataforma de simulação ajuda muito na hora de fazer provas em fábrica e também ao explorador da infra-estrutura, para ter um sistema de formação de seus operadores contínuo”.

 

Além disso, Luis Barona Boj, diretor de Contratação Pública e Marketing do Grupo Postigo, apresentou painéis de mensagem variável que consomem somente 300W. “Estamos em um momento em que a crise energética gera sensibilidade em todos os setores, também nas estradas, buscando produtos mais sustentáveis. No nosso caso, desenvolvemos um painel de mensagens variável de seis metros de baixo consumo”, afirma. O painel desenvolvido pela firma espanhola tem um custo similar ao dos tradicionais e, ademais, “é o que mais resolução, cor e menos consumo tem no mercado mundial”.

 

Finalmente, Jesús de Benito, diretor geral da Faplisa, mostrou uma sinalização viária que aumenta a visibilidade noturna em condições de chuva. “Elimina a água que fica encima da sinalização graças a uma espécie de canal. É um material estruturado a base de resinas, que forma canais de três ou quatro milímetros de espessura”, indica, umas formas ocas “que permitem que a água seja drenada”. Ademais, enquanto uma sinalização viária tradicional dura entre um ou dois anos a criada pela empresa pode “duplicar ou triplicar esta duração”.