Ciencia Brasil Campinas, Brasil, Lunes, 25 de octubre de 2010 a las 14:21
Antropologia

34a reunião da Anpocs fará balanço dos últimos anos do governo brasileiro

O evento é a maior reunião de pesquisadores em ciências sociais do Brasil, reunindo em média 1,5 mil participantes

Rafael Evangelista/ComCiência/Labjor/DICYT A pouco menos de uma semana da realização do segundo turno das eleições presidenciais a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência Sociais (Anpocs) fará, em sua reunião anual, um balanço da Era Lula. O evento, realizado tradicionalmente na cidade de Caxambu (MG), é a maior reunião de pesquisadores em ciências sociais do Brasil, reunindo em média 1,5 mil participantes, em três sessões especiais, 18 mesas-redondas, 37 seminários temáticos com apresentação de 629 trabalhos, três cursos, seis fóruns, cinco simpósios, três conversas com o autor, exposições de fotos e seis sessões de vídeo.

 

Outro tópico de relevância relacionado ao período eleitoral será o financiamento de campanhas políticas. “Presente em todos os grandes debates nacionais, nossa entidade caracteriza-se por contemplar, desde sua formação, a pluralidade de perspectivas intelectuais e políticas em curso na vida brasileira. Esse, aliás, o segredo de sua bem-sucedida trajetória”, afirma a presidente da Anpocs, Maria Alice Rezende de Carvalho.
Mas nem só de governo e política falarão os antropólogos, sociólogos e cientistas políticos reunidos na cidade mineira. Entre outros temas de destaque este ano estão as as drogas, o governo Obama, mudanças ambientais e a transição de regimes violentos para democráticos. O tema das drogas será discutido em mesa-redonda coordenada por Luiz Eduardo Soares (Iuperj), Santos Cruz (UFRJ), Regina Medeiros (PUC-Minas), Salo de Carvalho (UFRGS) e Tarcisio Matos de Andrade (UFBA). Soares foi secretário nacional de Segurança Pública entre janeiro e outubro de 2003 e mais recentemente foi idealizador das propostas de segurança pública para a candidata do Partido Verde à presidência Marina Silva.


Entre os convidados internacionais deste ano está o historiador e cientista político francês Pierre Rosanvallon, professor do Collège de France, que fará a primeira conferência do encontro com o título: “A democracia no século XXI: possibilidades e perigos”. No evento, ele estará lançando a versão em português de seu livro, publicado originalmente em 2003, Por uma história do político.


Também estarão presentes o sociólogo norte-americano Craig Calhoun, professor da New York University, dedicado a criar laços de comunicação na vida cosmopolita e que estará a cargo da segunda conferência. A terceira será proferida pelo antropólogo James Ferguson, da Stanford University, também estadunidense, com o título “What comes after the social? Toward a new anthropology of distribution” (O que vem depois do social? Em direção a uma nova antropologia da distribuição). Ferguson tem realizado pesquisas na Zâmbia e Lesoto, e entre seus principais temas de pesquisa estão o político e a relação entre processos sociais e culturais específicos e as narrativas sobre “desenvolvimento” e “modernização”. Atualmente ele está envolvido em projeto de pesquisa na África do Sul explorando as novas problemáticas da pobreza e das políticas sociais sob o neoliberalismo.


Em paralelo ao encontro, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será realizado, de 24 a 28 de outubro, o TEM – Circuito de Ciência e Tecnologia. A idéia é promover a interlocução com a comunidade local e de cidades vizinhas da região mineira. Serão 12 estações espalhadas pela cidade de Caxambu, nas quais serão apresentados filmes, debates e exposições sobre as principais áreas do conhecimento, englobando as ciências sociais, exatas, humanas e biológicas. Aberto ao público em geral, a iniciativa tem como alvo principal alunos e professores da rede pública municipal e estadual de ensino de Caxambu e região.


A convite da organização da Anpocs, a revista ComCiência estará presente no evento, trazendo informações a serem publicadas em sua seção de notícias.