Tecnología España , Salamanca, Miércoles, 04 de julio de 2012 a las 13:04

Alunos da UPSA desenvolvem um aplicativo para agilizar compras em supermercados

Aplicativo ‘Let’s Buy’, para celulares Android, indica em um mapa do supermercado cada produto incluído na lista de compras

PAD/DICYT Alunos da Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA) desenvolveram um projeto no Clube Universitário de Inovação 2012 consistente em um aplicativo para dispositivos com sistema operativo Android que pretende facilitar as compras em supermercados através de uma interface simples e intuitiva. Para tanto, o sistema permite criar listas de compras, localizar o supermercado na cidade e indicar ao usuário onde se encontram os produtos dentro da loja.

 

Através do Google Maps será possível localizar o supermercado desejado dentro da cidade, o que permitirá realizar uma lista de compra sabendo de antemão os produtos disponíveis no supermercado selecionado, bem como as marcas e preços de cada produto. Também é possível recuperar e modificar listas antigas.

 

Uma vez no estabelecimento, o aplicativo cria o mapa do mesmo, indicando a localização exata de cada produto incluído na lista, além de emitir um som ou vibração quando o usuário se encontra próximo de um dos produtos listados. No entanto, por não ter conseguido convênios com supermercados reais, o aplicativo foi desenvolvido para um supermercado “fictício”.

 

Os autores do projeto são Javier Vela Ramos e Manuel Álvarez García, ambos estudantes de informática da UPSA, orientados por Montserrat Mateos Sánchez. A idéia surgiu como resposta à dificuldade de encontrar certos produtos ao realizar compras em um supermercado.

 

Neste sentido, tentaram criar um aplicativo completo, mas simples e fácil de manejar, que pode ser utilizado diariamente para minimizar o tempo dedicado às compras. Como os autores declaram a DiCYT, o aplicativo “está orientado principalmente ao cliente, para ajudá-lo a fazer suas compras rapidamente”.

 

Disponibilidade do aplicativo

 

O aplicativo não poderá ser distribuído no momento, ainda que os autores estejam tentando encontrar um potencial comprador. Javier Vela e Manuel Álvarez acreditam que será difícil contar com a colaboração das grandes superfícies já que consideram que “o supermercado está desenhado para que as pessoas se percam e acabem comprando mais”, de modo que não sabem “até que ponte estariam dispostos a comprar este aplicativo”.