Tecnología México Monterrey, Nuevo León, Viernes, 10 de febrero de 2012 a las 12:06

Alunos do Tecnológico de Monterrey criam e patenteiam uma estufa ecológica

Inventores asseguram que esta estufa, chamada “Kauil”, consome 60% menos lenha que outras desta categoria

JST-Tec de Monterrey/DICYT Um terço da população mundial cozinha com lenha. Somente no México, 5 milhões de lares usam estufas de lenha para preparar seus alimentos, segundo dados do INEGI. Isto significa que 28 milhões de pessoas estão expostas aos danos provocados pela lenha, seja à intoxicação pela fumaça, ou a sofrer queimaduras.

 

Para resolver cientificamente esta problemática, vários alunos do Tecnológico de Monterrey, assessorados pelos professores Humberto Aguayo e Alejandro Huesca, desenvolveram uma estufa de lenha ecológica, eficiente, portátil e que previne a intoxicação por fumaça.

 

Trata-se de um protótipo cuja tecnologia tem maiores elementos de inovação do que outras estufas de lenha, motivo pelo qual a Oficina de Transferência de Tecnologia, a cargo da mestra Patricia Mora, conseguiu solicitar uma patente que se converteu na primeira solicitação feita por alunos do curso profissional do Tecnológico de Monterrey.

 

“A mestra Patricia Mora, Diretora da Oficina de Transferência de Tecnologia, fez uma busca de antecedentes tecnológicos em todo o mundo. Como resultado dessa exploração, descobriu que a estufa ecológica patenteada pelo Tecnológico de Monterrey tem diferenças substanciais por possuir elementos inovadores que a aproximam mais do estado da arte”, explicou o doutor Humberto Aguayo.

 

Esfera de inovação

 

Os pesquisadores asseguram que esta estufa, chamada “Kauil” (que na cultura maya significa deus do fogo), consome 60% menos lenha do que as outras desta categoria, o que a torna mais amigável com o meio ambiente. Do mesmo modo, previne o usuário da exposição à fumaça tóxica, já que possui um chaminé que a canaliza ao exterior.

 

Os alunos inventores desta estufa fazem parte do programa acadêmico Esfera de Inovação, que é orientado pelo doutor Mario Martínez, e consiste na integração de uma equipe multidisciplinar de estudantes de diferentes cursos que, durante um ano, trabalham no desenvolvimento de um produto inovador.

 

“Neste programa os alunos são assessorados por professores das áreas de engenharia, negócios e desenho industrial. Os projetos podem ser iniciativas do Tecnológico de Monterrey, ou contratados por empresas de renome. No caso da estufa ecológica, o projeto foi contratado pela empresa Ternium SA de CV”, comentou o doutor Aguayo.

 

Fase de testes

 

Até hoje foram construídos três protótipos desta estufa ecológica, dos quais o terceiro conseguiu cumprir com os requerimentos técnicos exigidos por Ternium. Referido protótipo teve uma demonstração de uso perante comunidades com escassos recursos e obteve comentários muito positivos, motivo pelo qual os alunos já desenvolveram o modelo de negócios para sua comercialização.

 

“No final do ano passado fizemos uma visita às comunidades do Dr. Arroyo, Nuevo León, com o objetivo de testar o conceito e realizar uma apresentação da estufa. Cerca de 30 pessoas, na maioria senhoras, estiveram presentes na exposição e até cozinharam nela”, explicou o pesquisador.

 

O doutor Aguayo concluiu dizendo que o programa pretender inovar e criar produtos de alto impacto. “Queremos capacitar no manejo de iniciativas de grande incerteza”, afirmou.