Ciencia España , Valladolid, Viernes, 22 de febrero de 2013 a las 11:48

Astr么nomo amador de Valladolid captura um video do aster贸ide 2012DA14

Filmagem foi realizada na Serra de la Culebra (Zamora)

CGP/DICYT Fernando Cabrerizo, membro da Sociedade Astronômica Syrma, de Valladolid, capturou na última sexta-feira um video do asteróide 2012DA14, o objeto celeste que passou a uma distância relativamente próxima da Terra. O asteróide foi filmado da Serra de la Culebra, na província de Zamora, onde o astrônomo amador colabora com um centro de turismo rural em uma série de atividades sobre a natureza e a astronomia. Outros membros da Sociedade Astronômica Syrma também se reuniram para observar o asteróide em uma planície próxima à localidade de La Parrilla, em Valladolid.

 

Conforme explicou à DiCYT Cabrerizo, o video foi feito sem telescópio, com uma câmera Canon 7D e uma lente de 100mm de comprimento focal. Está composto de fotografias de cinco segundos de exposição, razão pela qual o asteróide “aparece como uma linha, já que nestes cinco segundos moveu-se um pouco pelo céu”.

 

No início do video, que pode ser visto livremente no link ao lado, o astrônomo desenha o tamanho aparente da Lua junto ao asteróide “para dar uma idéia da escala”, e também detalha a hora local na qual foi filmado, “para dar uma visão aproximada da velocidade do movimento”.

 

O asteróide 2012DA14 foi descoberto há um ano na Espanha, especificamente no observatório de La Sagra (Granada). De 45 metros de diâmetro e uma massa próxima a 130.000 toneladas, passou na última sexta-feira, 15 de fevereiro, a uma distância relativamente próxima da Terra, 27.700 km, e permaneceu dentro do que se conhece como “sistema Terra-Lua” por aproximadamente 33 horas. Este asteróide se deslocou a 28.100 km/h e no momento de máxima proximidade ao planeta a distância entre o asteróide e a superfície terrestre foi de aproximadamente o dobro do diâmetro da Terra.

 

O asteróide se aproximou por baixo da órbita dos satélites artificiais (a maioria se encontra a cerca de 360.000 km, na órbita geoestacionária) e representou a passagem mais próxima de um objeto espacial desta envergadura de que se tem registro.

 

O momento de maior aproximação à superfície terrestre ocorreu às 19:24h GTM sobre Sumatra (Indonésia), e foi visível de algumas partes da Europa, África e Ásia, apesar da relativa rapidez de sua passagem pelo céu, do Sul ao Norte.

 

O que é um asteróide?

 

Os asteróides são resquícios da origem do Sistema Solar. A princípio formou-se o Sol e, logo, construíram-se pequenas pedras que se colidiram, criando os planetas. Algumas dessas pedras que não chegaram a agrupar-se giram como asteróides até hoje.  Existem áreas nas quais orbitam grande quantidade destas relíquias da formação do Sistema Solar como, por exemplo, o cinturão localizado entre Marte e Jupiter. Quando um asteróide entra na atmosfera terrestre, converte-se em meteorito, também conhecido como estrela cadente, e pode desintegrar-se ou impactar contra a superfície da terra. Isto depende de fatores como seu tamanho, composição química, grau de fragmentação ou ângulo com o qual ingressa, dentre outros.