Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 08 de noviembre de 2010 a las 16:03

Cerca de trinta instituições ibero-americanas participam dos espaços ‘Investiga’ e ‘Inova’ da Empírika 2010

Universidades, museus, centros de investigação, empresas e outras instituições expõem suas atividades científicas e inovadoras de 12 a 15 de novembro em Salamanca

JPA/DICYT Salamanca se converterá na vitrine da Ciência, Tecnologia e Inovação da Ibero-América no decorrer deste mês de novembro, com a celebração da feira Empírika 2010, mais especificamente a partir de sexta-feira, dia 12, até segunda-feira, dia 15, quatro dias nos quais será possível visitar o Espaço Investiga, localizado na antiga sede do Banco de España, e o Espaço Inova, localizado na Hospedaria Fonseca. Os dois pontos acolherão cerca de trinta expositores de universidades, museus, centros de pesquisa, empresas e outras instituições de países como Brasil, México, Colômbia, Portugal e Espanha, que apresentarão atividades relacionadas com a Ciência e a Tecnologia.

 

O Espaço Investiga reunirá participantes relacionados com a pesquisa e divulgação cientifica em 19 estandes. Assim, estarão presentes dois importantes projetos de museus ibero-americanos: Maloka (Colômbia) e Catavento (Brasil), que serão acompanhados do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da Universidade brasileira de Campinas. Dentre as instituições espanholas que se dedicam a esta tarefa de difusão destaca-se a presença do Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (Muncyt), que trará a Salamanca o primeiro microscópio eletrônico espanhol; além do Museu da Ciência de Valladolid, do Parque das Ciências de Granada, da Fundação Dinossauros de Castilla y León e da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (Fecyt).

 

O Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC, em espanhol), ocupará um destacado espaço dentro do Banco de España, assim como seu equivalente mexicano, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), que participa junto ao Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (Inaoe) do país asteca. Também estarão presentes organismos como o Centro de Pesquisas Energética, Ambientais e Tecnológicas (Ciemat), a Fundação Cidade da Energia (Ciuden) de Ponferrada, o Conselho Nacional de Segurança Nuclear, o Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas e Nuclear (CPAN), o Comitê Nacional Espanhol do Comitê Científico para Pesquisa da Antártida e a Rede Elétrica Espanhola.

 

O Espaço Investiga será sede também de um Gabinete de Física em que os professores Alejandro del Mazo e Santiago Velasco, ganhadores de vários prêmios nacionais de divulgação científica, mostrarão diversos experimentos, bem como uma sala de projeção que servirá, dentre outras atividades, para receber a conferencia do neurocientífico colombiano Roberto Amador sobre o cérebro e a arte, no dia 15 de novembro.

 

Neste espaço situam-se também os estandes dos anfitriões da feira. De um lado, a Universidade de Salamanca, que inclui o Instituto de Neurociências de Castilla y León (Incyl) e o Centro de Lasers Pulsados Ultracurtos Ultraintensos (CLPU); de outro, a Fundação 3 CIn (Centro de Estudos da Ciência, Cultura Cientifica e Inovação), que organiza o evento.

 

Espaço Inova

 

No Espaço Inova se localizarão 11 estandes de instituições que desejam divulgar suas atividades de ponta. Neste espaço a Fundação Universidades de Castilla y León exporá os avanços das oito universidades públicas e privadas da comunidade, como as aplicações informáticas do Clube de Inovação da Universidade Pontifícia de Salamanca e algumas das contidas no Programa de Transferência do Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE) da Junta de Castilla y León. Junto a elas a Universidade ABC do Brasil e a Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (México) apresentarão também o melhor da inovação acadêmica, enquanto a Universidade de Aveiro (Portugal) trará seu veículo Ícaro, uma de suas grandes apostas tecnológicas.

 

O Centro Internacional de Tecnologias Avançadas da Fundação Germán Sánchez Ruipérez apresentará uma oficina de robôs e empresas inovadoras relacionada com a Universidade de Salamanca, como Interra e Inntap. Ao seu lado estará o projeto TechBA, da Fundação México-Estados Unidos para o Avanço da Ciência, o Instituto Nacional de Saúde Pública do México, o Instituto Geológico e Mineiro Espanhol (IGME) e a Junta de Castilla y Léon.