Tecnología México Monterrey, Nuevo León, Viernes, 13 de abril de 2012 a las 16:42

Dar voz à língua de sinais com tecnologia Microsoft

Quando uma pessoa realiza algum movimento diante do interprete de língua de sinais, o sistema reconhece e processa estes movimentos, traduzindo-os em voz

JST-Tec. de Monterrey/DICYT O projeto “Intérprete de Língua de Sinais” foi desenvolvido no Centro de Pesquisa e Tecnologia Aplicada (CITA), que faz parte do Parque de Inovação e Transferência de Tecnologia (PIT2), tem por objetivo promover a integração social das pessoas com deficiência auditiva, bem como melhorar a qualidade de vida dos grupos desprotegidos através do uso de tecnologia para facilitar o desenvolvimento de soluções orientadas a satisfazer suas necessidades.

 

“Estamos muito orgulhosos deste projeto, o intérprete de língua de sinais começou antes da formação do Centro de Investigação e Tecnologia Aplicada, e graças a este e outros projetos foi possível consolidá-lo, já que ofereceram as bases para sua criação”, comentou o engenheiro Raime Bustos, Diretor do CITA e Co-diretor do PIT2. Atualmente o CITA possui cerca de 60 integrantes e 39 projetos em desenvolvimento.

 

Financiado por Fundos Mistos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT), a base principal do projeto é o processamento de imagens para o reconhecimento de padrões. Assim, quando uma pessoa se encontra diante do interprete de língua de sinais e realiza algum movimento com seu corpo, o sistema reconhece e processa estes movimento para posteriormente, e através de um sistema de audio, escutar a tradução dos sinais.

 

Em sua elaboração foram utilizadas tecnologias de software como Language Integrated Query (LINQ), um projeto da Microsoft, tecnologia que permitiu implementar alguns modelos conhecidos do reconhecimento de imagens de maneira mais simples.

 

Também se utiliza a tecnologia da Microsoft Kinect Research Software Development Kit (SDK) que atualmente se encontra limitada à indústria do entretenimento, mas futuramente poderá ser utilizada como um dispositivo de entrada geral, como o teclado ou o mouse.

 

A deficiência auditiva no México

 

Atualmente não se sabe qual é o número exato de pessoas que utilizam a língua de sinais  mexicana (LSM), no entanto, a 13ª edição do “Ethnologue” publicada por SIL International, indica que em 1996 de 87 a 100 mil pessoas utilizavam esta língua no México.

 

Segundo dados do INEGI, de 2004, nacionalmente existem três pessoas com deficiência auditiva para cada mil habitantes no México; isto é, 281 mil pessoas aproximadamente. Por outro lado, no país existem 9 pessoas com deficiência de linguagem para cada 10 mil habitantes, o que significa um pouco mais de 87 mil pessoas.

 

Para saber mais sobre o “Interprete de Língua de Sinais” pode-se enviar um correio eletrônico a:  cita@chi.itesm.mx, ou visitar a página: www.facebook.com/cita.chi.itesm.mx, ou: http://cita.pit-2.com/.