Alimentación México , México, Jueves, 23 de febrero de 2012 a las 17:16

Descontaminação de água residual através de pântanos artificiais

Este sistema remove até 90% dos agentes orgânicos poluentesEste sistema remove até 90% dos agentes orgânicos poluentes

Agenda ID/DICYT De acordo com as estimativas da Comissão Nacional da Água, mais de 60% das usinas de tratamento de esgoto no México estão desativadas por conta dos altos custos de manutenção e operação. Diante disso, a empresa Wetlands do México patenteou um sistema de descontaminação que reduz custos no tratamento do líquido vital.

 

Através de pântanos artificiais é possível remover até 90% dos agentes orgânicos que poluem as águas. O engenheiro Marco Antonio Castellanos Roldán, sócio fundador da empresa, detalha que o sistema está baseado em métodos observados na própria natureza.

 

O especialista afirma que nas partes mais poluídas dos rios costuma ocorrer a proliferação de plantas, bem como colônias de bactérias cuja função é descontaminar a água de maneira natural. “Espécies como a taboa (planta aquática) transferem o oxigênio até suas raízes e oxigenam as partes que estão sob a água; posteriormente, algumas bactérias (que subsistem graças ao oxigênio) degradam a matéria orgânica.”

 

Castellanos Roldán explica que as águas residuais são expostas a biodigestores e filtros anaeróbios que possibilitam a remoção de até 65% dos contaminantes. Posteriormente, a água pré-tratada é conduzida a pântanos artificiais, onde atinge uma eficiência no tratamento superior a 90%.

 

“Nos pântanos artificiais cria-se um ambiente em que predominam as bactérias que se alimentam dos contaminantes orgânicos, removendo-os. Assim, aproveitamos a sinergia da taboa com as bactérias para desenhar um sistema de polimento, e garantir que a água possa ser despejada nos rios”, explica.

 

O co-fundador da empresa Wetlands afirma que seu sistema de tratamento de águas residuais é altamente efetivo e com um custo consideravelmente baixo, se comparado com outros sistemas. Como não requer sistemas de bombeamento, o custo do tratamento por metro cúbico de água oscila entre 12 e 40 centavos.

 

Por outro lado, o arquiteto Juan Manuel Castellanos Roldán, co-fundador da empresa, assegura que este sistema pode ser instalado em praticamente todas as áreas geográficas da República. Destaca que no México pode resultar especialmente efetivo em áreas rurais e de pecuária, devido as suas dimensões e sua capacidade de tratar águas em populações de até 30 mil habitantes.

 

A empresa Wetlands do México ganhou o Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica 2011, outorgado pela Associação Mexicana de Diretores da Pesquisa Aplicada e do Desenvolvimento Tecnológico.