Social Sciences Spain , Salamanca, Thursday, October 25 of 2012, 16:17

Fundação 3CIN leva seu trabalho de divulgação à Empírika 2012, que começa hoje no Brasil

A entidade, co-organizadora da Feira, mostrará seu trabalho no campos dos estudos da Ciência e desenvolverá oficinas e atividades para estudantes

CGP/DICYT A Fundação 3CIN (Centro de Estudos da Ciência, Cultura Científica e Inovação) inicia hoje sua participação na segunda edição da Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, Empírika 2012, que acontecerá até o dia 28 de outubro em São Paulo (Brasil). A Fundação é uma das entidades organizadoras do evento, junto com a Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI).

 

A Fundação terá um papel ativo durante a celebração da Feira Ibero-Americana, com a organização de distintas atividades. Além de experimentos sobre física, durante a exposição do evento, 3CIN realizará uma oficina em uma de suas áreas de trabalho mais destacadas: a divulgação científica através dos meios de comunicação. Assim, amanhã, quarta-feira, ministrará uma oficina de jornalismo científico orientado a estudantes, na qual mostrará a importância de tornar a Ciência e a Tecnologia de modo acessível a todos os públicos.


Do mesmo modo, criará conteúdo para a Polis Empírika, uma Feira “virtual” na qual poderão ser vislumbradas as distintas atividades que serão realizada na Empírika através de um computador com conexão a internet em qualquer parte do mundo.

 

A Fundação 3CIN é uma das oito entidades espanholas presentes na exposição da Empírika 2012, junto com o Campus de Excelência Internacional Studii Salamantini, o Centro de Investigação do Câncer (CIC), a empresa Quolony Tech, o Centro de Laseres Pulsados Ultracurtos e Ultraintensos (CLPU), a Plataforma Nucleus, o Centro de Investigações de Doenças Tropicais (Cietus) e o Grupo de Geociências Oceânicas da Universidade de Salamanca, sob o patrocínio da Iberdrola.

 

Paralelamente e até domingo, dia 28 de outubro, a nova edição da Empírika contará com atividades de caráter acadêmico como seminários e conferências, bem como oficinas e atividades culturais que atrairão um público amplo e variado.

 

Os objetivos da Feira são ampliar as possibilidades de participação pública no sistema de Ciência e Tecnologia e na democratização do conhecimento; ser um espaço não formal de ensino e aprendizagem; despertar a curiosidade científica e o gosto por questionar; possibilitar a interação entre a história e a cultura científica; e reunir diferentes realidades e culturas dos países participantes, bem como promover o intercâmbios de experiências entre os participantes.

 

Empírika 2012

 

Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um evento internacional, itinerante e bienal, que foi realizada pela primeira vez em 2012 em Salamanca (Espanha), antecipando-se oito anos às celebrações do VIII Centenário do nascimento da Universidade de Salamanca, em 2018.

 

Organizada graças ao envolvimento da Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) desta instituição acadêmica, o evento conta com um forte respaldo institucional brasileiro graças à implicação do Governo de São Paulo, do Ministério da Educação, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas e da Fundação Paula Souza. Do lado espanhol, a Empírika 2012 tem o apoio do Ministério da Economia e Competitividade, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT), da Universidade de Salamanca, através de seu Instituto de Estudos da Ciência e Tecnologia, e da Fundação 3CIN.

 

Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).