Tecnología España , Soria, Jueves, 03 de enero de 2013 a las 13:07

Inovador aplicativo 3D permite ver as paisagens de montanha do Pirineu catalão com neve

Projeto foi desenvolvido pela Cesefor em colaboração com a associação de municípios Tot Nordic e a empresa de engenharia Socarrel

CGP/DICYT A Área de Tecnologias da Informação da Fundação Cesefor desenvolveu o visor de um projeto pioneiro na Espanha para as estações de esqui nórdicas pertencentes à associação de municípios Tot Nordic do Pirineu Catalão. Especificamente, Cesefor ajudou esta associação e a empresa de Engenharia Socarrel a criar na internet um ambiente nevado no Google Earth, o que permite ao usuário ter uma representação em 3D das características técnicas de estações de esqui no inverno.

 

Conforme explica o pesquisador da Área de Tecnologias da Informação da Cesefor, Rodrigo Gómez, o projeto surgiu como iniciativa da associação de municípios Tot Nordic, do Pirineu Catalão, encarregada de administrar as estações de esqui. Como parte da renovação de sua página web, esta associação de municípios queria criar um mapa de pistas interativo.

 

“Queriam inovar o desenho dos mapas de pistas que costumam ter as estações de montanha, de modo que uma empresa de engenharia da Catalunha nos contatou para ver se poderíamos desenvolver a ferramenta e pensamos na possibilidade de que o usuário ativasse uma vista nevada da paisagem de montanha”, detalha a DiCYT.

 

As ortofotografias e as imagens de satélite utilizadas pelo Google Earth e outros serviços de imagens costumam ser captadas na primavera ou no verão “para evitar que haja muita nebulosidade, aproveitando o dia mais claro possível”, de modo que normalmente são fotografias sem neve, “muito pouco invernais”. Assim, indica Gómez, pensaram que as estações de esqui se interessariam por dar um aspecto nevado ao seu mapa de pistas sobre o Google Earth. Com relação à tecnologia utilizada, as imagens do Google Earth não foram modificadas, realizou-se uma sobreposição de outra camada a partir de ortofotografia.

 

“Temos experiência no desenvolvimento cartográfico, visores e neste tipo de aplicativos, mas aqui a novidade foi conseguir um ambiente invernal, e não encontramos na Espanha ou internacionalmente um projeto semelhante”, assegura o pesquisador, que agrega que o desenvolvimento foi realizado em três meses.

 

Disponível na internet

 

O aplicativo já está disponível na página web da associação de municípios e permite aos gestores administrar o estado das pistas, que é visível através de um mapa temático de trechos. Para poder fazer uso deste aplicativo e visualizá-lo corretamente, é necessário que o usuários instale o plugin web do Google Earth em seu navegador.

 

A Cesefor confia que este aplicativo poderá ser desenvolvido para outros ambientes de montanha e destaca o fato de que “um projeto assim tem muitas aplicações, já que por ter mais ferramentas de gestão de informação, o usuário pode planejar melhor sua visita a estes espaços”.