Technology Mexico , México, Monday, April 30 of 2012, 15:13

Nova tecnologia é desenvolvida para dar dinamismo a personagens virtuais

Tecnologia se denomina captura em movimento

Agência ID/DICYT Acadêmicos do Instituto de Investigação em Matemática Aplicada da UNAM (IIMAS-UNAM) desenvolveram uma tecnologia conhecida como captura em movimento, através da qual é possível dar dinamismo a personagens virtuais criados no computador, bem como a diversos sistemas robóticos. Ao observar o potencial do sistema, especialistas do IIMAS decidiram desenvolver e incubar a empresa Laidetec, cuja proposta pretende focar as tecnologias emanadas do Instituto em diversos setores comerciais.

 

Nas palavras de Hernando Ortega Carrillo, acadêmico responsável pela empresa, o sistema de captura de movimento poderia ostentar várias aplicações comerciais porque facilitaria a automatização de processos de marketing, entretenimento, capacitação, segurança e saúde.

 

Ortega Carrillo afirma que no Laidetec foram desenvolvidas diversas propostas para otimizar a indústria comercial, como os assessores robóticos, que permitem modelar roupa e acessórios com um dinamismo semelhante ao do corpo humano, para que os clientes possam apreciar melhor estes produtos.

 

A curto prazo, e com a ajuda de outros grupos acadêmicos, espera-se que estes robôs possam dedicar-se a atividades mais difíceis, como a atenção à clientes ou à preparação de bebidas, dentre outras atividades.

 

O acadêmico afirma que em alguns mercados, como o dos videogames, começaram a aparecer interfaces baseadas na captura de movimento. No entanto, agrega que a tecnologia desenvolvida no Laidetec é superior em relação à percepção de movimentos sutis do corpo, como o dos dedos, feições do rosto ou, inclusive, pequenas contrações musculares.

 

Ortega Carrillo afirma que através deste sistema foram alcançados desenvolvimentos tecnológicos como: controle a distância de robôs em tempo real, controle de próteses e de aparelhos de reabilitação, interfaces para controle de maquinas pesadas e robôs de treinamento, de modo rápido e com custo baixo.

 

Atualmente, especialistas do Laidetec trabalham em outras tecnologias como o desenvolvimento de um exoesqueleto, cuja finalidade é fazer com que pessoas sem mãos ou pernas possam recuperar independência. Hoje a empresa possui um protótipo que funciona com o sistema de captura de movimento, e pretende-se ter controle mental dos movimento do mesmo através de outras tecnologias incorporadas.

 

O especialista destaca que no final do ano passado a UNAM patenteou este sistema de captura de movimento, e menciona que graças à Coordenação de Inovação e Desenvolvimento da UNAM (CID), com o apoio da Secretaria de Economia, foi possível vender à iniciativa privada uma licença deste sistema. O objetivo, segundo Ortega Carrillo, é que cada vez mais empresas visualizem oportunidades de negócios nestes desenvolvimentos tecnológicos e se aproximem à empresa universitária.