Tecnología España , Valladolid, Lunes, 03 de junio de 2013 a las 10:46

Novo sistema reduz a perda nos impactos de veículos contra passagens com valas

Protetor foi desenvolvido por Cidro, spin-off da Fundação Cidaut

Cristina G. Pedraz/DICYT Conforme os estudos, as saída das estradas representam em torno de 40% dos acidentes de tráfico com vítimas mortais na Espanha. Nestas saídas podem ser produzidas colisões com elementos diversos como barreiras de proteção, sinais de trânsito, valas, árvores ou semáforos. O choque contra passagens com valas (obras que permitem a passagem de veículos, pedestres, conduções ou correntes de água por um caminho), é o segundo mais freqüente, com 14,9% dos impactos produzidos nas saídas da via.

 

Conscientes deste problema, pesquisadores do Cidro, uma das spin-off associadas à Fundação Cidaut de Valladolid, desenhou um protetor de passagens de valas que permite prevenir as graves conseqüências derivadas dos impactos de qualquer tipo de veículo contra estas passagens. Conforme detalha a DiCYT Aquilino Molinero, o sistema, denominado Crossafe, está formado “por elementos de concreto armado protendido localizados sobre suportes que permitem que o veículo não colida diretamente contra a passagem de valas”.

 

Por sua vez, o protetor desenhado possibilita a limpeza habitual das valas com os denominados tubos de drenagem, algo importante sobretudo “quando cresce vegetação ou chove e a canalização é obstruída”. Por outro lado, agrega, trata-se de um sistema de alta duração fabricado em concreto e com suportes de aço galvanizado, para evitar a oxidação por conseqüência do sal utilizado para conservar no inverno. Finalmente, para evitar os frequentes casos de roubo dos elementos viários “foi dado ao sistema uma características anti-vandalismo”.

 

Para comprovar sua segurança, os pesquisadores realizaram diferentes testes a escala real. Por não existir uma normativa concreta para este tipo de testes, utilizaram os parâmetros de avaliação da norma UNE-EN-1317-2 para veículos de passeio, com resultados satisfatórios em caso de impacto tanto de veículos de passeio como em motocicletas.

 

Por outro lado, “existe uma característica que acreditamos que um sistema de proteção das passagens com valas deve cumprir, ou seja, que exista uma suave transição entre o que é o sistema e a passagem. Nosso sistema tem uma pendente de 6 a 1 que, pelo estado da arte, verificamos ser a mais adequada”. Por fim, agrega, é importante “um baixo custo e um alto benefício, por conta da situação atual, e acreditamos que o sistema que pensamos é assim”, conclui. Após a realização da implantação piloto, o protetor será instalado em breve em algumas estradas da rede viária.