Tecnología España , Burgos, Lunes, 04 de junio de 2012 a las 13:37

Novos avan莽os tecnol贸gicos melhoram a qualidade de vida das pessoas dependentes

Pesquisadora da Universidade Polit茅cnica de Madri, Laura Vadillo, participa de uma jornada do F贸rum de Universidades

CGP/DICYT Laura Vadillo Moreno, doutora da Universidade Politécnica de Madri (UPM), participou no dia 31 de maio de uma jornada do Fórum de Universidades da Universidade de Burgos, atividade inserida no projeto T-CUE da Junta de Castela e Leão. Vadillo revelou as novidades tecnológicas orientadas a pessoas com deficiências e, posteriormente, foram apresentadas as linhas de pesquisa e tecnologias desenvolvidas na Universidade de Burgos orientadas a melhorar a autonomia e qualidade de vida das pessoas dependentes.

 

Vadillo detalhou a DiCYT os distintos projetos nos quais seu grupo de pesquisa está inserido, como um trabalho sobre teleassistência para pessoas surdas. “Na normativa de teleassistência estas pessoas são excluídas, de modo que tentamos readaptar a teleassistência agregando elementos de vibração e elementos visuais como flashes e luzes controladas através de um protocolo domótico. Ademais, agregamos a video-atenção, já que com uma câmara associada à televisão é possível estabelecer uma video-conferência e as pessoas que falam línguas de sinais podem comunicar-se em sua língua natural”, detalha. Do mesmo modo, os idosos que perderam sua audição com o passar do tempo “também podem comunicar-se através de informação textual com a operadora da Cruz Vermelha”.

 

A pesquisadora detalhou outro projeto do grupo, um Guia de Programação Acessível para pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Neste caso, “trata-se de revelar às pessoas cegas o conteúdo da guia de programação: em qual canal está, a informação do programa que está sendo visto atualmente, os distintos canais ou a programação que há em cada uma das distintas horas do dia, tudo isso locutado mediante síntese de vós para poder ter essa realimentação auditiva ao invés de visual”. A finalidade, agrega, é que estas pessoas “também possam ser beneficiadas dos dispositivos TDT que agora mesmo estão no mercado através do canal auditivo”.

 

Do mesmo modo, Vadillo apresentou um projeto de estimulação cognitiva através da TDT ou de tablets, um sistema que atualmente está instalado na Associação de Parkinson de Madri. Com ele, os pacientes “podem fazer terapias de estimulação cognitiva em suas rotinas diárias” e também “levá-lo para fazer seus exercícios”, por ser um sistema para TDT ou tablet.

 

Por outro lado, a pesquisadora detalhou um trabalho sobre acessibilidade para pessoas com deficiência física em membros superiores. Neste caso, trata-se de adaptar o telefone celular para que não precisem depender de terceiros para utilizá-lo. Com o sistema idealizado, baseado em uma interface de digitalização e botões, a pessoa pode atender o telefone, criar um contato ou escrever mensagens sem precisar de ajuda externa.

 

Finalmente, destacou o projeto “lar digital acessível” instalado na Escola de Engenharia Técnica de Telecomunicação da UPM. “Neste lar incluímos serviços e tecnologias que desenvolvemos para pessoas com deficiência ou para pessoas idosas, para proporcionar o acesso e promover sua vida independente”, enfatiza. Nesta linha, o grupo de pesquisa trabalha em um projeto de teleassistência avançada, “um pensador que recolhe informação de sensores e dispositivos receptores do lar, processa a informação e determina como se encontra em cada momento”. Desta maneira, se o sistema determina que a pessoa está em uma situação de risco “avisa os serviços de emergência, algum familiar ou atua dentro da casa abrindo”, afirma.

 

Fórum de Universidades

 

Este Fórum insere-se no Projeto de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE), financiado pela Junta de Castela e Leão através de um convênio de colaboração entre a Fundação Geral da Universidade de Burgos e a Fundação Universidades de Castela e Leão (Funivcyl).

 

Durante a abertura da atividade participaram Jesús María de Andrés, chefe da Área de Coordenação em Ciência e Tecnologia da Funivcyl; Jordi Rovira Carballido, vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Burgos; a doutora Laura Vadillo Moreno, da Politécnica de Madri, e os professores da Universidade de Burgos José Antonio González, José María Cámara, Pedro Sánchez e Jerônimo González.

 

Na jornada abordou-se a gestão da Sala Multisensorial, apresentou-se o Laboratório de Autonomia Avançada e as linhas de pesquisa e tecnologias do setor desenvolvidas na Universidade de Burgos: os projetos Rehabilit-AR: Reabilitação Inovadora, de Óscar Zorrilla; FADA (Ferramenta de Assistência para deficientes auditivos), de Carlos Tejedor; AUREA (Augmented Reality Apace), de David Espino, e o teclado e mouse virtuais de digitalização de Ana Belén González e Javier Garrido.