Tecnología México , México, Lunes, 23 de enero de 2012 a las 12:22

Propõe-se processos limpos para a indústria do calçado

Este modelo conceptual utiliza estratégias de ecodesign

Agência ID/DICYT Na produção de um par de sapatos são utilizados, em média, de 25 a 30 componentes diferentes, alguns com alto impacto ambiental. A fim de reduzir esta contaminação, o Centro de Inovação e Assistência de Tecnologias Competitivas (Ciatec) propõe um modelo conceitual de sapato que respeite parâmetros de qualidade e seja amigável com o meio ambiente.

 

O modelo implica caracterizar e quantificar os principais impactos ambientais causados pelos componentes do calçado, as diferentes fases de fabricação, o consumo de recursos energéticos na obtenção de matéria prima, bem como a distribuição do produto acabado.

 

A respeito, o engenheiro Gustavo Alvarado Díaz, titular do projeto, explicou que este modelo conceitual considera a utilização de estratégias de ecodesing, que são ações direcionadas a minimizar o impacto ambiental, e contemplam a seleção de materiais, tecnologia de produção, sistemas de distribuição, bem como o impacto durante o uso e manejo de resíduos.

 

O especialista do Ciatec agregou que a seleção de materiais envolve a identificação de componentes com uma carga ambiental mínima; por exemplo, os componentes de origem sintética utilizados na elaboração da sola e do corte contaminam mais, de modo que recomenda a utilização dos de origem natural.

 

A proposta do Ciatec, integrante do Sistema de Centros Públicos de Pesquisa Conacyt, sugere a redução no uso de materiais sintéticos, além de evitar as combinações excessivas destes porque dificultam as estratégias para o tratamento dos resíduos.

 

Do mesmo modo, a diferença entre este modelo conceitual de calçado e o tradicional está no tipo de material sugerido à indústria de calçado, que significa utilizar o mínimo possível a combinação de materiais e uma diminuição da quantidade de operações em sua produção, o que representa redução de recursos energéticos.

 

O engenheiro Alvarado prevê que no manejo deste modelo conceitual para a indústria de calçados se deve considerar a redução de material sintético, a reutilização e reciclagem do mesmo, bem como a recuperação da energia utilizada na produção do calçado.

 

Com o modelo conceitual desenhado por esta instituição, a indústria de calçados no México poderá competir com países que produzem grandes volumes como China, Brasil e India, dentre outros. A diferença está em que, ao considerar a seleção de materiais e manejo de resíduos, o impacto ambiental será reduzido na produção.