Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 12 de noviembre de 2012 a las 10:31

Salamanca e Madri receberão o seminário Hispano-Brasileiro “Fronteiras da Ciência”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prêmio Nobel Konstantin Novoselov e destacados cientistas espanhóis e brasileiros comemoram os 50 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP)

JPA/DICYT A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP) celebra seu meio século de existência abrindo-se à cooperação científica com outros países e, neste contexto, está preparando o seminário ‘Fronteiras da Ciência. Espanha e Brasil nos 50 anos da FAPESP’, que será realizado na Universidade de Salamanca nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, e na Casa do Brasil em Madri, nos dias 13 e 14 do mesmo mês. O programa conta, nas Ciências Políticas, com a presença do ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso; nas Ciências da Saúde, com importantes oncologistas espanhóis; e no campo da Nanotecnologia, materiais e Fotônica, com Konstantin Novesolov, prêmio Nobel de Física em 2010.

 

Em seu empenho por apoiar a pesquisa científica, a FAPESP estabeleceu uma série de alianças com diversas instituições e, no caso da Espanha, a Universidade de Salamanca foi pioneira através da formalização de um convênio em 2011. A cooperação entre ambas partes se materializou em diversos projetos de pesquisa conjuntos em campos como o câncer ou a tecnologia laser. Por isso, os três primeiros dias do encontro Hispano-Brasileiro foram realizados em Salamanca, segundo informações colhidas por DiCYT.

 

A primeira jornada está dedicada às Ciências Políticas e Humanidades, com o discurso de abertura a cargo de Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1994 e 2002. Após uma breve exposição sobre a pesquisa científica desenvolvida na Universidade de Salamanca e no Estado de São Paulo, as sessões se focarão no debate sobre políticas públicas com especialistas espanhóis e brasileiros.

 

Pesquisas oncológicas

 

As Ciências da Saúde serão as protagonistas da segunda jornada, com a presença de María Blasco, diretora do Centro Nacional de Investigações Oncológicas (CNIO), que falará sobre envelhecimento. Alguns oncologistas destacados de Salamanca, como Eugenio Santos, Jesús San Miguel, Xosé Bustelo e Atanasio Pandiella, exporão suas linhas de pesquisa. Junto deles estarão outros especialistas espanhóis como Ángel Carracedo e Elías Campos, além de reconhecidos pesquisadores brasileiros neste campo.

 

A última jornada em Salamanca será de Ciências Exatas e Tecnológicas. Especialistas em Nanotecnologia, Ciências de Materiais e Fotônica desfrutarão da presença de Konstantin Novoselov, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2010, que falará sobre grafeno. Boa parte desta jornada será dedicada à Nanotecnologia através de cientistas espanhóis e brasileiros. Ademais, Luis Roso falará do Centro de Laseres Pulsados de Salamanca, e Antonio José Roque da Silva dos últimos resultados do sincrotrão brasileiro.

 

O programa destes primeiros três dias, organizado pela Universidade de Salamanca, pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Campinas, terá seu paralelismo, ainda que de forma mais reduzida, nas jornadas de Madri, que serão celebradas na Casa do Brasil. A secretária de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Carmen Vela, se incorporará ao encontro, bem como outros especialistas em alguns dos campos já tratados em Salamanca.

 

Por outro lado, o seminário chegará acompanhado pela exposição ‘A natureza brasileira’, dedicada à biodiversidade do Brasil, que poderá ser visitada na Universidade de Salamanca e na Casa do Brasil de Madri.

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma entidade mantida pelos contribuintes deste Estado brasileiro desde 1962 com a missão de financiar a pesquisa científica e apoiar todos os campos do conhecimento.