Um educador a bordo do JOIDES Resolution «

A bordo del Joides

Otro sitio realizado con WordPress
A bordo del Joides 12 enero, 2012

Um educador a bordo do JOIDES Resolution

Enquanto professor do ensino secundário tem sido para mim um privilegio
trabalhar lado a lado com uma equipe de cientistas e a tripulação do JR
durante a Expedição IODP 339: Mediterranean Outflow (
http://joidesresolution.org/node/2053). As minhas tarefas a bordo incluem actualizar as paginas do navio no Facebook e no Twitter descrevendo o trabalho realizado a bordo diariamente, mas não ficam por ai, pois também participo nos turnos de recolhas de amostras no “Core Lab” ajudando os cientistas.

Todavia, uma das facetas mais aliciantes do meu trabalho e a realização de videoconferências em directo a partir do navio para escolas, universidades e museus de ciência de todo o mundo. Durante cerca de 60 minutos quem esta em terra pode vislumbrar a magnífica torre de perfuração do navio, com os seus 62 metros acima da linha de água, e assistir em directo ao trabalho realizado a bordo do JR.

Miúdos e graúdos ficam ainda a saber como o navio mantém a sua posição durante as operações de perfuração do fundo mar através de uma visita a sala onde e feito o controlo do sistema de posicionamento dinâmico do navio (baseado no GPS e num sinalizador hidroacústico localizado no fundo do mar).

Alguns têm inclusive a sorte de assistir a chegada de um testemunho de sedimentos em directo! A partir da passadeira (ou catwalk) seguem o chamado “fluxo dos tarolos” ficando a conhecer o equipamento que permite determinar as propriedades físicas dos sedimentos; visitam ainda a sala onde os tarolos são cortados longitudinalmente e divididos em duas metades, bem como o seu percurso ao longo do laboratório. Ali os participantes podem testemunhar o trabalho efectuado pela equipe de sedimentólogos, bem como pelos especialistas em paleomagnetismo e pelos micropaleontólogos.

Fazemos ainda uma visita a um dos maiores laboratórios existentes a bordo do navio – o laboratório de geoquímica. Por fim, habitualmente, as emissões de video em directo realizadas a partir do navio costumam terminar com uma sessão de perguntas e respostas na sala de conferências do navio, onde todos os dias os cientistas se reúnem para discutir vários aspectos do trabalho realizado durante a expedição.

Helder Pereira. Professor do ensino secundário em Loule (Portugal).

No hay comentarios

Leave a comment

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>