Educación México , Nuevo León, Viernes, 19 de febrero de 2010 a las 13:40

Convocam ao “As Melhores Empresas Mexicanas”

No Reconhecimento “As Melhores Empresas Mexicanas” participam Deloitte, Banamex, Grupo Imagen e o Tecnológico de Monterrey

JST-Tec de Monterrey/DICYT Este ano as empresas privadas de médio-porte do México terão ao seu alcance, como nunca, acesso às melhores práticas de suas homólogas de mais sucesso, a partir de uma perspectiva financeira, de tecnologia, de administração do talento, do risco e de sua estratégia e modelo de negócio.

 

Única deste tipo na América Latina e impulsionada pela Deloitte, a iniciativa ganhará forma através do Reconhecimento “As Melhores Empresas Mexicanas”, que hoje foi anunciado após a assinatura de uma aliança estratégica na qual Banamex, o Tecnológico de Monterrey e o Grupo Imagen acompanharão à assinatura líder no México em serviços profissionais de auditoria, impostos e legal, consultoria e assessoria financeira.

 

O acordo foi assinado na Cidade do México, dia 11 de fevereiro por Ernesto González, Diretor Geral da Deloitte México; Enrique Zorrilla, Diretor Geral da Banamex; Ernesto Rivera, Diretor Geral do Grupo Imagen e Rafael Rangel, Reitor do Tecnológico de Monterrey.

 

México necessita de exemplos de sucesso

 

O relevante papel que têm as empresas privadas de médio-porte na economia nacional, ao contribuir com 52% do PIB e gerar 72% dos empregos no pais, é praticamente desconhecido. Além disso, dentro desse grupo, tampouco são conhecidas as melhores práticas que levam a cabo, o que poderia suceder de maneira contrária, permitindo que este setor tão importante para a economia do pais fosse mais forte.

 

O Reitor do Tecnológico de Monterrey assinalou que constantemente estamos bombardeados por mensagens de crise, de falta de conhecimento e de oportunidades que nos fazem duvidar sobre se é possível ter sucesso como empreendedores. “Existe um setor de empresas mexicanas entre os 50 e os 2,5 milhões de pesos que geram grande parte dos empregos e que são o motor do desenvolvimento. Mas nossa preocupação está centrada nas empresas transnacionais e como estão, enquanto que as deste setor médio, provedoras de empregos e que a bonança e possibilidade de crescer mais, não temos no radar”.

 

Por isso adicionou que este Reconhecimento será muito importante e que esta é uma oportunidades para que a Instituição colabore através de seus professores e alunos para determinar o que pode ser feito para que estas empresas sejam mais competitivas. “Irei mandar aos meus alunos uma mensagem da outra parte da realidade, para que eles se dêem conta de que existem pessoas que têm sucesso ao graduar-se e montar suas empresas e, sobretudo, porque o têm. Estamos participando neste programa porque nos dias de hoje o México necessita de exemplos de sucesso”, finalizou.

 

Promotores do Reconhecimento no México

 

Em 1993, Deloitte Canadá estabeleceu o programa de reconhecimento das melhores práticas empresariais neste pais, o que se constituiu em uma plataforma de relacionamento, exposição e geração de negócio para as companhias participantes e as associadas. A iniciativa já foi replicada na Irlanda a interesse da Deloitte com a participação do Bank of Scotland-Ireland, Irish Management Institute e o Sunday Business Post.

 

Devido ao sucesso alcançado e buscando contribuir ao impulso do empresariado no México, Deloitte México buscou estabelecer a primeira iniciativa deste tipo na América Latina, e com o fim de contribuir com uma plataforma para o mercado médio mexicano e ser divisor de águas na região , criou o Reconhecimento “As Melhores Empresas Mexicanas”, convidando a Banamex, Grupo Imagen e ao Tecnológico de Monterrey.

 

“Banamex é um dos principais grupos financeiros do México e, sem dúvida, o de maior conhecimento do mercado médio empresarial, ao ser seu principal promotor”, assinalou Ernesto González.

 

Partindo do âmbito educativo – adicionou – “nos compraz ter ao Tecnológico de Monterrey, cujo prestígio acadêmico se sobressai ao ter a Escola de Graduados em Administração e Direção de Empresas (EGADE), a mais reconhecida Escola de Negócios da América Latina; ademais de uma Rede de Incubadoras de Negócio em todo o pais; oito Parques Tecnológicos e uma série de programas e iniciativas de comprovado sucesso”.

 

Também se felicitou por contar com a participação do Grupo Imagen, formado por um dos jornais de maior influência e tradição que é o Excélsior, as estações de rádio Imagen 90.5 e Reporte 98.5, assim como o canal 28 de televisão com os que difundirá esta iniciativa que planeja ser o standard de alto desempenho de gestão de negócio com que sejam conduzidas as empresas de médio-porte do México, e uma plataforma para expor, reconhecer e impulsionar suas melhores práticas empresariais.

 

Com a formalização desta aliança estratégica entre os promotores da iniciativa, está aberta a convocatória, o processo de seleção e de premiação dos ganhadores para o ano 2010.

 

Estão convidadas todas as empresas mexicanas privadas, com vendas entre 100 milhões e 2,5 bilhões de pesos ao ano, que tenham uma estratégia e modelo de negócio exitoso, uma operação mínima de cinco anos, com ao menos dois com utilidades, e que estejam dispostas a compartilhar informação requerida para sua avaliação.

 

O período de inscrição vai do dia 11 de fevereiro ao 15 de abril, para que então se dê início à três fases: Informação Geral, Informação Detalhada e Seleção. As empresas ganhadoras serão anunciadas no mês de outubro, quando do reconhecimento público.

 

De acordo com as experiências desenvolvidas em outros países, estima-se que serão recebidas inscrições de 300 empresas nesta edição e que finalizarão o processo seletivo em torno de 50 delas.

 

As empresas participantes contarão com uma série de benefícios como: Revisão interna de práticas de negócio (processo de coaching sem custo), relacionamento e contatos de negócio, exposição a nível nacional como “história de sucesso”, acesso a capital intelectual.

 

“É importante assinalar que nem a inscrição, nem a participação nas fases tem algum custo e que toda a informação estará protegida e resguardada por Deloitte, sob os mesmos protocolos de confidencialidade, independência e ética, com a que manipula dia-a-dia a informação a nível mundial no México de milhares de clientes”, finalizou Ernesto González.

 

http://www.mejoresempresasmexicanas.com