Alimentación España , Palencia, Martes, 17 de enero de 2012 a las 11:41

Dois centros de pesquisa de Palencia transmitirão seus conhecimentos sobre biomassa a alunos de Formação Profissional

No projeto nacional, denominado Transbioma.FP, participam o Itagra e o Instituto Universitário de Gestão Florestal Sustentável

Cristina G. Pedraz/DICYT O objetivo do projeto, subvencionado pelo Ministério da Educação e co-financiado pelo Fundo Social Europeu, que já deu seus primeiros passos, é motivar a formação inovadora em centros de formação profissional (FP), bem como facilitar o intercâmbio de informação sobre estes e distintas entidades em uma área emergente como a biomassa e seu aproveitamento energético. Neste sentido, prevê-se a participação de uma equipe multidisciplinar, como forma de garantir a transferência de conhecimento e o intercâmbio de experiências inovadoras.

 

Como afirmou a DiCYT a pesquisadora do Itagra, Ana Isabel de Lucas, o projeto contempla três módulos. O primeiro, pelo qual é responsável este centro, engloba o desenvolvimento de tarefas de coordenação, acompanhamento e controle de projeto. O segundo módulo, no qual o Itagra também é responsável por algumas tarefas, é o de recursos docentes. Este módulo “será estruturado em três grandes unidades temáticas nas quais se abordará a utilização da biomassa como recurso energético: as matérias primas, os biocombustíveis e a sustentabilidade”, detalha.

 

A pesquisadora do Itagra agrega que nestes módulos serão realizados três tipos de atividades: presenciais, virtuais e relacionadas com as linhas de pesquisa dos centros de Palencia. Sobre as presenciais, enfatiza, será realizada em maio a Semana da Biomassa. “Durante esses dias serão feitas visitas técnicas a industrias relacionadas com a biomassa, palestras sobre os aspectos mais inovadores do setor e, ademais, cada centro apresentará sua linha de pesquisa”.

 

Sobre os recursos 2.0, prevê-se a criação de uma plataforma e-learning que conterá “uma seleção da abundante documentação genérica disponível sobre o tema, bem com a referida aos aspectos mais inovadores”. Finalmente, prevê-se que cada centro de FP “desenvolva uma linha de pesquisa inovadora”, com a ajuda do Itagra e do IUGFs em sua implantação e desenvolvimento.

 

O terceiro módulo se dedicará, por último, à difusão, e concentrará “atividades publicitárias relacionadas com a execução do projeto e difusão dos resultados obtidos”, afirma Ana Isabel de Lucas.

 

Concurso de idéias sustentáveis

 

Para o Transbioma.FP está prevista uma série de atividades ao longo de todo o curso 2011-2012, a fim de facilitar a consecução dos objetivos previstos e fomentar a máxima participação dos alunos dos Centros envolvidos. De acordo com De Lucas, entre estas atividades incluem-se vários concursos, como o realizado recentemente para a escolha da logomarca do projeto, cujos ganhadores foram revelados no dia 22 de dezembro.

 

Do mesmo modo, no mês de fevereiro serão iniciados mais dois concursos, um sobre fotografia e elaboração de um calendário, e um prêmio de Biocombustíveis Sustentáveis, focado “na promoção de idéias sustentáveis no âmbito da biomassa e seu aproveitamento energético”. Do mesmo modo, prevê-se a realização de outras iniciativas ao longo de 2012, como a criação de uma página web sobre o projeto, a realização da Semana da Biomassa no Campus La Yutera no mês de maio, ou a abertura de contas específicas do projeto em diferentes redes sociais como Tuenti, Facebook ou Twitter.

 

O projeto faz parte da Estratégia Europa 2020 da Comissão Européia, que tem por fim aproximar a Formação Profissional às necessidades do mercado de trabalho. Desta maneira, pretende-se melhorar a produtividade e a competitividade das empresas e incorporar uma economia do conhecimento através da tecnologia, da inovação e da qualidade.