Tecnología España , Valladolid, Lunes, 18 de noviembre de 2013 a las 10:09

Empresa de Valladolid cria um pacote que permite desenhar mapas vetoriais sob medida

O pacote, denominado Maptorian, est谩 composto por mapas com diferentes proje莽玫es cartogr谩ficas e 40 camadas de informa莽茫o

Cristina G. Pedraz/DICYT A empresa Arbotante, com sede no Centro de Transferência de Tecnologias Aplicadas (CTTA) do Parque Científico da Universidade de Valladolid, criou um pacote de mapas vetoriais denominado Maptorian que permite desenhar, de forma simples, mapas personalizados conforme as preferencias do usuário. Segundo explica à DiCYT Alejandro Polanco, que desenvolveu o sistema, existe uma grande quantidade de bases de dados geográficas de domínio público, como Natural Earth, mas estas se encontram em formatos complicados e se orientam a especialistas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

“Existem numerosas bases de dados SIG livres, mas não são adequadas ao uso comum, de modo que pensamos em dar um passo intermediário, criando um pacote de mapas vetoriais (mapas que podem ser visualizados em qualquer escala sem perder a qualidade) preparados para qualquer pessoa que utilize um programa de desenho gráfico vetorial, principalmente Illustrator, seja um jornalista, infografista, arquiteto, um mestre ou qualquer pessoa que queira fazer mapas”, detalha Polanco.

O pacote está composto por mapas vetoriais de todo o mundo com diferentes projeções cartográficas (isso é, com diferentes representações em duas dimensões do mundo). A mais utilizada, denominada Miller, conta com 40 camadas de informação que podem ser escolhidas em função dos interesses do usuário. “O usuário pode extrair um continente, um país ou uma região, escolher as principais cidades, rios, trechos de estradas ou ferrovias, por exemplo, e criar mapas sob medida. Ademais, pode incorporar informação, editar e apagar textos, mudar as cores e trechos e, inclusive, fazer uma representação artística do mundo”, indica.

O objetivo final, afirma, “é dispor de uma grande base de dados cartográfica muito fácil de utilizar quando se tem conhecimento de um programa de desenho gráfico, e que pode servir para criar um mapa visualmente atrativo em poucos minutos”. Atualmente, quando um usuário quer criar um mapa deste tipo tem duas opções, comprar arquivos vetoriais da área geográfica que lhe interessa, que são muito caros, ou traça-los com suas próprias mãos.

“Nosso produto está focado no mercado global, custa 29 dólares e a licença é simples. Uma vez adquirido por Paypal ou cartão de crédito, aparece um link de download direto com uma data de validade e a possibilidade de realizar cinco downloads. O pack ocupa 625 megas, salva-se no computador e é aberto com o programa de desenho gráfico”, explica Alejandro Polanco, que destaca o interesse que o produto despertou em sua primeira semana no mercado. “Recebemos pedidos de informação de países como Tailândia, Austrália, Japão ou Estados Unidos, solicitações que, em alguns casos, converteram-se em compras. Nosso principal mercado são os Estados Unidos, para o qual já vendemos 10 packs em apenas três dias”, afirma. Neste sentido, colocaram à disposição dos usuários uma versão "demo" do pacote de mapas focada na Costa Leste dos Estados Unidos.

Várias aplicações

Dentre as possíveis aplicações do pacote de mapas vetoriais, afirma, está a realização de mapas para ilustrar conflitos bélicos, “o que é útil para jornalistas ou infográficos que precisem criar urgentemente um mapa, por exemplo, sobre a guerra da Síria”; ou em aulas de geografia, em que o professor “pode criar mapas mudos e extrair os nomes de rios ou cidades e que os alunos tenham que localiza-los”. “As possibilidades são infinitas, vão até onde chegue a imaginação do usuário”, conclui Polanco.