Tecnología España , Valladolid, Martes, 27 de septiembre de 2011 a las 11:29

Estuda-se a eficácia do isolamento acústico em estradas e ferrovias

Na pesquisa desenvolvida no projeto “Quiesst” do VII Programa Marco, participa o centro tecnológico Cidaut

CGP/DICYT No total 13 universidades, centros de pesquisa especializados em acústica e associações industriais de fabricantes de oito países europeus participam em um projeto do VII Programa Marco da União Européia dedicado ao estudo da eficácia das placas acústicas isoladoras de ruído em estradas e ferrovias. Sob o título Quiesst (Quietening the Environment for a Sustainable Surface Transport, em inglês), o projeto se enquadra na Diretiva Européia sobre a avaliação e gestão da Poluição Sonora e seu objetivo fundamental é reduzir o impacto ambiental do transporte por superfície (estrada e ferrovia) e, particularmente, a contaminação acústica por intermédio do desenho e utilização otimizada de placas de isolamento acústico.

 

Entre os meses de junho e setembro, oito centros tecnológicos e laboratórios europeus do consórcio estão realizando uma campanha de medição acústica nas instalações da Fundação Cidaut, único sócio espanhol, para desenvolver um método de caracterização de placas acústicas.

 

Atualmente, segundo informações da Cidaut a DiCYT, os únicos métodos de caracterização acústica aceitos como norma de medição européia são realizados em câmeras fechadas em laboratório. Na atual fase do projeto estão sendo realizados testes acústicos de placas in situ ou ao ar livre, que são mais representativos das condições de uso reais.

 

Na campanha de medição realizada na Cidaut diferentes especialistas seguem o mesmo procedimento de medida sobre as mesmas amostras, “com o objetivo de valorizar a integridade do procedimento”. Quando a diferença entre os resultados obtidos por diferentes especialistas é desprezível, o método “pode ser proposto para norma européia de medição”, explicam os pesquisadores do centros tecnológico de Valladolid, que consideram que “a participação da Cidaut como único laboratório espanhol no projeto unida à decisão de utilizar suas instalações para estes testes constitui um reconhecimento da capacidade tecnológica e do elevado grau de competência de seus integrantes”.

 

Sete modelo de placas

 

Concretamente, nas instalações da Fundação em Mojados, os oito centros citados estão avaliando o comportamento de sete diferentes modelos de placas; enquanto que nas instalações do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB), em Grenoble (França), avaliam-se outros cinco produtos distintos.

 

Ainda que um dos principais fins seja o desenvolvimento de um método de caracterização das propriedades acústicas das placas que possa ser aplicado com qualquer desenho e in situ (fora do laboratório), método este que será a base de uma nova normativa européia, o projeto tem também como finalidade “estabelecer uma relação entre as propriedades acústicas no campo próximo (próximo às placas) e em pontos distantes (onde se encontram as pessoas afetadas pelo ruído), ou construir uma base de dados representativa das placas acústicas disponíveis no mercado europeu que permita estabelecer comparações do comportamento acústico entre os distintos produtos”.

 

Por outro lado, está prevista a definição de “uma tecnologia de otimização do desenho e uso das placas acústicas de um ponto de vista integral, abarcando aspectos de desenho, custo e sustentabilidade; e desenvolver uma metodologia e critérios para avaliar a sustentabilidade deste tipo de produtos, considerados os impactos implicados em sua fabricação, instalação e reciclagem”.

 

Base do projeto

 

Quiesst representa um esforço pioneiro no estudo da sustentabilidade destes produtos compreendendo a obtenção das matérias primas a serem utilizadas, seu desenho, fabricação e instalação, bem como o custo de reciclagem ao final de sua vida útil. As administrações públicas, principais consumidores deste tipo de produtos, poderão beneficiar-se dos resultados do projeto, já que além de servir como uma guia na seleção de qual tipo de placa deverá ser utilizado em cada situação, permitirá otimizar o investimento econômico com base na seleção objetiva dos melhores produtos, caracterizados pelos métodos de medição in situ.

 

Oito centros de relevância internacional

 

Os oito centros sócios do projeto que estão realizando os testes em Cidaut estão conceituados como laboratórios de referência na Poluição Sonora a nível europeu. Trata-se da AIT (Instituto Tecnológico Austríaco); BAST (Instituto Científico-técnico do Ministério Federal de transporte da Alemanha); CSTB (Centro de Pesquisa em Ciências da Construção da França); KUL (Universidade Católica de Lovaina, Bélgica); LRPC (Laboratório Regional de Pontes e Estradas, França); RWTH (Universidade de Aachen, Alemanha); UNIBO (Universidade de Bolonha, Itália); e Cidaut.