Ciencias Sociales España , España, Lunes, 22 de octubre de 2012 a las 20:27

Iberdrola respalda a participação espanhola na Empírika 2012, que começa amanhã no Brasil

A nova edição da Empírika contará com atividades de caráter acadêmico como seminários e conferências, bem como oficinas e atividades culturais

CGP/DICYT A segunda edição da Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, Empírika 2012, começará amanhã, terça-feira, dia 23 de outubro, na Expo Barra Funda, em São Paulo (Brasil), com a participação de oito entidades espanholas com o patrocínio da Iberdrola. O Campus de Excelência Internacional Studii Salmantini, o Centro de Investigação do Câncer (CIC), a empresa Quolony Tech, o Centro de Laseres Pulsados Ultracurtos e Ultraintensos (CLPU), a Plataforma Nucleus, o Centro de Investigações de Doenças Tropicais (Cietus), o Grupo de Geociências Oceânicas da Universidade de Salamanca e a Fundação 3CIN, co-organizadora do evento, contarão com seis estandes na Exposição da Feira, que será realizará junto com a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

 

Iberdrola, principal grupo energético espanhol, respaldará o trabalho de divulgação realizado por estas entidades dentro da Feira, que contarão com seis estandes. Além de apresentar seu trabalho científico até a próxima quinta-feira, quando será concluída a exposição da Empírika, organizará oficinas e atividades de divulgação orientadas a todos os públicos. A Feira está dedicada a instituições de pesquisa e educação de toda a Ibero-America que queiram promover a pesquisa científica e sua difusão, bem como empresas interessadas em divulgar suas pesquisas e produtos.

 

Os objetivos deste espaço são ampliar as possibilidades de participação pública no sistema de Ciência e Tecnologia e na democratização do conhecimento; ser um espaço não formal de ensino e aprendizagem; despertar a curiosidade científica e a vontade de perguntar; possibilitar a interação entre a história e a cultura científica; e reunir diferentes realidades e culturas dos países participantes, bem como promover o intercâmbios de experiências entre os participantes.

 

Paralelamente, a até domingo, dia 28 de outubro, a nova edição da Empírika contará com atividades de caráter acadêmico como seminários e conferências, bem como com oficinas e atividades culturais que atrairão um público amplo e variado.

 

Empírika 2012

 

Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um evento internacional, itinerante e bienal, que foi realizada pela primeira vez em 2012 em Salamanca (Espanha), antecipando-se oito anos às celebrações do VIII Centenário do nascimento da Universidade de Salamanca, em 2018.

 

Organizada graças ao envolvimento da Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) desta instituição acadêmica, o evento conta com um forte respaldo institucional brasileiro graças à implicação do Governo de São Paulo, do Ministério da Educação, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas e da Fundação Paula Souza. Do lado espanhol, a Empírika 2012 tem o apoio do Ministério da Economia e Competitividade, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT), da Universidade de Salamanca, através de seu Instituto de Estudos da Ciência e Tecnologia, e da Fundação 3CIN.

 

Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).