Tecnología México , Nuevo León, Sábado, 31 de julio de 2010 a las 00:28

IM&ST, primeira consultora mexicana de inovação de empresas sustentáveis

Empresa de base tecnológica nascida no Tecnológico de Monterrey

JST-Tec de Monterrey/DICYT Innovation Management & Sustainable Technologies (IM&ST) é uma empresa única em seu enfoque de potencializar a criatividade e a capacidade de inovação de qualquer tipo de organização. Mediante a co-criação de novos conceitos, protótipos e tecnologias sustentáveis, IM&ST contribui ao desenvolvimento de soluções de negócios sustentáveis que abordem objetivos tecnológicos e sociais direcionados à eco-inovação para melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

 

Nos Estados Unidos, o país com maior produção de patentes do mundo, das notificações de invenções recebidas em suas universidades, 40% não são aceitas por não possuir mercado e somente 60% são solicitadas como patentes, das quais 30% são licenciadas e, destas, apenas 10% apresentam um balanço positivo em seus resultados. O que dá como resultado 1,8 inovações por cada 100 invenções.

 

É neste número que o México deve concentrar seus esforços para que seu ecossistema de inovação seja exponencial, e isso se conquista redirecionando a pesquisa e o desenvolvimento de acordo com as necessidades do mercado, equilibrando os gastos de pesquisa segundo os potenciais ingressos futuros por licenciamentos e gerando, por cada tecnologia, um pequeno plano de negócios e de mercado.

 

Patentear para inovar

 

Patentear não apenas por patentear, mas para inovar, está sendo vislumbrada como uma forma certa de incrementar competitividade e riqueza, entendendo a inovação como o resultado entre o número de invenções e a porcentagem de: invenções patenteadas, licenciadas e rentáveis. Este caminho que segue a invenção poucas vezes é acompanhado de uma metodologia adequada, efetiva e padronizada, que assegure seu êxito posterior para criar novos processos ou produtos.

 

A descoberta desta necessidade, como a detecção da mega-tendência nacional e internacional sobre a geração de energias limpas, deu lugar à empresa IM&ST de consultoria especializada em inovação e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

 

A empresa recém nascida de base tecnológica conta já com uma importante carteira de clientes, produto de amplas relações geradas por cada um de seus sócios e fundadores: o doutor Noel León Rovira, que é também pesquisador titular da cátedra de Pesquisa e Inovação Inventiva da Engenharia do Tecnológico de Monterrey, e o doutor Humberto Aguayo Téllez, pesquisador vinculado à cátedra.

 

Gestão, desenvolvimento e tecnologia verde

 

IM&ST (http://www.imandst.com) apóia seus clientes através de três serviços: Gestão da inovação, Desenvolvimento de protótipos e Tecnologias verdes. Para manter-se ao dia com as demandas do mercado e adiantar-se à competição, as empresas líderes devem alimentar continuamente suas linhas de produtos com artigos novos e diferenciados competitivamente. Por isso a inovação não pode ser deixada ao azar, mas deve ser administrada de maneira sustentável. IM&ST o faz através de: Treinamento em criatividade e inovação; Aquisição de fundos externos de pesquisa para a Inovação; e Projetos de consultoria para melhorar o processo de desenvolvimento de produtos, processos e serviços.

 

A inovação não é só criar uma nova tecnologia. Nas novas empresas, a inovação também significa encontrar maneiras de provar a tecnologia da forma mais barata e rápida possível. O IM&ST assessora as empresas através do Desenho de produtos e fabricação de protótipos; Análises e prova de conceito; Co-criação de produtos e Administração de propriedade intelectual.

 

IM&ST imagina um mundo em que fontes de energia sustentável possam coexistir em uma rede de interconexão energética entre automóveis, casas e sistemas de rede elétrica. Para tanto participa no desenvolvimento de Tecnologias verdes, desenvolvendo e desenhando tecnologias de energias limpas, sustentáveis e acessíveis; e modelos de negócios rentáveis de eco-inovação.

 

Goldfire Innovator é um software exclusivo do IM&ST no qual se apóiam os sócios para brindar consultoria e inovação de capacitação em desenvolvimento de novos produtos; a geração de um serviço destinado a formar protótipos e metodologia de inovação como consultoria e acompanhamento para os projetos, cursos de capacitação no software, além de implementação e assessorias em propriedade intelectual.