Ciencia Brasil , Brasil, Martes, 27 de mayo de 2014 a las 12:02

Intensificado estudo internacional sobre a resposta emocional diante do Mundial de Futebol no Brasil

Três Tablets serão sorteados entre os participantes que enviarem suas respostas on line

UJI/DICYT Conhecer como vivem pessoas de diferentes idades, inclinações e países perante a um acontecimento social como um Mundial de Futebol é o objetivo do estudo de alcance internacional World Cup Game realizado por pesquisadores da Universidade Jaume I de Castello e da Universidade de Valência, em colaboração com a Universidade Pompeu Fabra e a Universidade Federal de São Paulo. A resposta emocional diante de um evento socialmente compartilhado e, portanto, influenciado por muitíssimas variáveis, como o Mundial de Futebol que se celebrará neste verão no Brasil, é de grande interesse para o estudo e compreensão do bem-estar psicológico.

O estudo busca conhecer de que modo pessoas de países distintos, interessadas ou não em futebol, viverão este acontecimento esportivo. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é duplo. Por um lado, explorar a resposta emocional individual diante deste evento futuro e, por outro, analisar possíveis diferenças entre pessoas de países distintos, especialmente se se leva em conta que os significados, história e vivências que o Mundial de Futebol desperta podem ser muito diferentes de um país para outro.

Desta pesquisa podem participar pessoas de qualquer idade e nacionalidade, sejam ou não interessadas em futebol. Os participantes devem responder algumas breves perguntas através da Internet, que não têm mais do que dez minutos de duração, antes e durante o Mundial de Futebol. Ao término do Mundial, será realizado um sorteio de três Tablets 3GO de 10' entre todos aqueles que participaram da pesquisa. Rocío Herrero, pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Tecnologia Labpsitec da UJI, explica que «neste momento, estão participando seguidores da Argentina, Espanha, Chile, Brasil, França e Itália, e a finalidade é continuar somando pessoas, destas e de outras nacionalidades, que colaborem voluntariamente, por isso estamos fazendo um chamamento aberto a participar».

O estudo será pioneiro no que diz respeito à comparação de vivências de pessoas de países distintos. As características do estudo, o ranking de países que participarem, o resultado do sorteio final, assim como as descobertas que decorrerem deste estudo quando finalizado serão publicados na página web do estudo.