Alimentación España , León, Miércoles, 20 de marzo de 2013 a las 15:40

Observatório Infrared capta a passagem do cometa Panstarrs C72011 L4 por León

Descoberto em junho de 2011, o cometa pode ser observado facilmente no Hemisfério Norte de 8 de março até o fim do mês

Cristina G. Pedraz/DICYT Manuel Fernández Suárez, promotor do Observatório Infrared de León, captou a passagem do cometa Panstarrs C/2011 L4 pela cidade. O cometa Panstarrs C/2011 L4, descoberto em junho de 2011, pode ser visto a olho nu no Hemisfério Norte durante este mês de março. O esplendor deste objeto astronômico pode ser visto sem a ajuda de um telescópio ou binóculo, um fenômeno que, de acordo com os cientistas, somente acontece uma vez a cinco ou dez anos.

 

Conforme explica a DiCYT Manuel Fernández, as imagens foram captadas na quarta-feira, 13 de março. “Foi complicado obtê-las devido ao forte vento e o frio intenso, mas estou satisfeito com os resultados porque havia poucos dias propícios e com pouco tempo após o por do Sol”, indica. Especificamente, os dias mais indicados para observá-lo foram 12 e 13 de março, próximos da lua nova crescente.

 

O astrônomo amador detalha que o cometa “é um visitante da Nuvem de Oort, e demorou milhões de anos para chegar no interior do Sistema Solar”, sendo esta “sua primeira visita”. A Nuvem de Oort, esclarece, “é uma grande zona esférica composta por milhões de pequenos corpos frios formados pelos antigos restos do disco protoplanetário do qual se criou o sistema solar”.

 

Acredita-se, agrega, que esta nuvem “é a principal fonte de cometas de longo período”, cometas que orbitam em torno do Sol cujas órbitas elípticas são tão longas que somente voltam depois de milhões de anos. As últimas estimativas indicam que o novo período do cometa é de 110.000 anos.

 

Conforme a informação da NASA, o cometa tem o nome do telescópio com o que foi descoberto, o telescópio Pan-STARRS localizado nas imediações do pico do vulcão Haleakala, na ilha de Maui no Hawai. Desde sua descoberta há mais de um ano e meio, o cometa somente pode ser observado do Hemisfério Sul. No entanto, atualmente seu avanço permite que seja possível vê-lo no céu do Hemisfério Norte.

 

Trajetória do cometa

 

Especificamente, desde o dia 8 de março o cometa Panstarrs está visível para os que tem uma visão totalmente limpa do horizonte ocidental durante cerca de 15 minutos depois do crepúsculo. No dia 10 de março alcançou sua aproximação máxima do Sol, cerca de 28 milhões de milhas (45 milhões de km) de distância. A medida que continuou sua caminhada noturna pelo céu, o cometa foi perdido de vista com o resplendor do sol, mas voltou a ser visível no dia 12 de março. O cometa segue seu curso e ao longo deste mês começará a desvanecer-se pouco a pouco, chegando a ser difícil de ver (inclusive com instrumentos básicos de observação astronômica, como pequenos telescópios) ao final do mês. O cometa aparecerá como um ponto brilhante de luz difusa com a cauda apontada para cima, como se fosse um sinal de exclamação.

 

A NASA detecta, rastreia e caracteriza os asteróides e cometas que passam relativamente próximos da Terra usando telescópios terrestres e espaciais. O Programa de Observações de Objetos Próximos da Terra, chamado normalmente “Spaceguard” descobre estes objetos, caracteriza-os e prevê seus caminhos para determinar se algum poderia ser potencialmente perigoso para o planeta.