Tecnología España , Valladolid, Jueves, 22 de diciembre de 2011 a las 14:57

Poliesportivo Huerta del Rey servirá para demonstrar um projeto europeu sobre eficiência energética

Prefeitura de Valladolid e Cartif fazem parte do Campus 21, inserido no VII Programa Marco, no qual participam outros sete sócios do continente

CGP/DICYT O Poliesportivo Huerta del Rey, de Valladolid, será um dos protagonistas do projeto europeu Campus 21, já que servirá como “demonstração” das pesquisas sobre eficiência energética em edifícios e espaços públicos desta iniciativa. O projeto, incluído no VII Programa Marco da Comissão Européia, possui um orçamento próximo aos 3,9 milhões de euros e conta com um consórcio formado por sete sócios, dentre os quais está a Prefeitura de Valladolid (como proprietária do Poliesportivo Huerta del Rey) e a Fundação Cartif.

 

A iniciativa, que conta com a experiência de sócios como os centros alemães de pesquisa no setor das telecomunicações, de inteligência artificial, na Irlanda, ou do Departamento de Física da Universidade de Viena, foca-se “no desenvolvimento, implementação e teste de uma plataforma hardware-software para a integração dos subsistemas TIC de apoio à gestão da energia dos edifícios e dos sistemas de segurança”, como detalhou a DiCYT César Valmaseda, pesquisador da Divisão de Energia de Cartif e responsável pelo projeto.

 

Os três espaços escolhidos para realizar as avaliações são o campus da University College Cork (Irlanda), um estádio esportivo e de usos variados na Alemanha e o Poliesportivo Huerta del Rey, de Valladolid. Estes espaços de demonstração servirão para aumentar a escala e expandir o alcance do projeto a campus ou complexos de edifícios.

 

No caso do recinto de Valladolid, está previsto avaliar os diferentes dados do consumo para estudar potenciais metodologias que permitam melhorar sua eficiência energética e aplicá-lo à redução do consumo. Cartif se encarregará do âmbito técnico desta parte do projeto. Do mesmo modo, Valmaseda afirma que atualmente também se está trabalhando “na especificação de modelados de informação BMS integrados e na seleção de protocolos”. Finalmente, o centro tecnológico colabora em ações de difusão do projeto, “desenvolvendo ferramentas adequadas que permitam estabelecer uma comunidade de interesse científico no que se refere à eficiência energética”, agrega o pesquisador. Para a realização destas ações, Cartif e a Prefeitura de Valladolid receberão 540.132 euros do total do orçamento do projeto, que é financiado em 75% pela Comissão Européia.

 

Visita a Valladolid

 

Na semana passada a Agência de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Valladolid recebeu um grupo de sócios europeus procedentes da Irlanda, Reino Unido, Holanda e Alemanha, no projeto Campus 21. A Prefeitura de Valladolid e o Cartif desenvolveram, nos últimos meses, uma proposta de trabalho com a Universidade de Cork, na Irlanda, os centros tecnológicos HSG Zander Internacional, da Alemanha, United Technologies Research Centre, da Irlanda, e Technische Universität Wein, da Austria, além de empresas internacionais correspondentes aos setores de construção e gestão de instalações, fabricantes de sistemas de serviços para edifícios, fornecimento de energia e provedores de serviços.

 

A proposta originou o projeto aprovado pela Comissão Européia para desenvolver a plataforma-hardware-software para a integração dos subsistemas TIC de apoio à gestão da energia dos edifícios e dos sistemas de segurança aplicados nos três espaços escolhidos.

 

A Prefeitura de Valladolid participa da iniciativa através da Smart Cities Valladolid e Palencia, projeto que tem como finalidade a integração das TIC nas cidades.