Espacio Brasil Campinas, Brasil, Viernes, 05 de abril de 2013 a las 17:23

Telesc贸pio norte-americano avista planetas possivelmente habit谩veis

A constata莽茫o resulta da observa莽茫o de 158 mil estrelas an茫s vermelhas

Cintia Cavalcanti/ComCiência/Labjor/DICYT Um estudo recente realizado por pesquisadores de Harvard detectou a possibilidade de que planetas semelhantes ao planeta Terra estejam bem mais próximos do que se imaginava, a cerca de 13 anos-luz daqui. “Nós pensávamos que teríamos de buscar vastas distâncias para encontrar um planeta parecido com a Terra. Agora nós constatamos que outra Terra provavelmente está em nosso quintal, esperando por ser descoberta”, afirmou Courtney Dressing, astrônoma e autora-líder do estudo, em entrevista concedida a Cosmos Magazine.

A constatação resulta da observação de 158 mil estrelas anãs vermelhas realizada através do super-telescópio Kepler, a partir da qual foram identificados 95 candidatos planetários em suas órbitas. O foco dos pesquisadores foi posteriormente estreitado devido a apenas três deles possuírem tamanho e temperatura próximos aos da Terra.

Com base na observação, os pesquisadores calculam que planetas potencialmente habitáveis estejam orbitando cerca de 6% das estimadas 75 bilhões de estrelas anãs vermelhas da Via Láctea e que o mais próximo deles possa estar a uma distância de aproximadamente 13 anos-luz. “Essa proporção implica que será significativamente mais fácil procurar vida além do sistema solar do que pensávamos anteriormente”, colocou o co-autor do estudo, David Chabornneau.

As anãs vermelhas são consideradas as estrelas mais comuns, perfazendo três de cada quatro estrelas da nossa galáxia. Além disso, são menores, mais frias e mais fracas que o sol do nosso sistema solar. As características dessas estrelas tornam relativamente fácil a localização de planetas em suas órbitas a longas distâncias, através de um processo que identifica o ofuscamento da luz durante a passagem de um planeta em frente a uma estrela.

Uma vez que ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros, ou a distância que a luz viaja ao longo de um ano, treze anos-luz não parecem ser um percurso fácil a ser percorrido. Todavia, até o momento os planetas mais próximos avistados pelo Kepler estavam a uma distância entre 300 e 600 anos-luz da Terra, na chamada zona habitável, onde há a possibilidade de existência de água no estado líquido e, consequentemente, de vida.

Dressing explicou que, embora os planetas que orbitam anãs vermelhas possam parecer diferentes do nosso planeta, tais diferenças não necessariamente descartam possibilidade da existência de vida. “Não é preciso um clone da terra para se ter vida”, afirmou a astrônoma.